O Paracatu FC, equipe que sempre realiza boas campanhas no Campeonato Candango, vai retornar ao lugar onde nasceu. Isto é, o clube que, desde 2014, disputa o certame do DF sob a torcida paracatuense, volta a se chamar Unaí Esporte Clube e ter sede na cidade.
As cores azul, vermelha e branca, do Paracatu, dão lugar ao verde e branco, marca tradicional do Unaí. O escudo também mudará, devendo ser semelhante ao que marcava o uniforme da equipe até 2012.
Além da mudança de sede, o Unaí já tem treinador e gestor de esportes novos: o técnico será Rúbio Guerra, enquanto o responsável pela gestão é Fabrício Souza.
História
O Unaí Esporte Clube, nascido em 1966 como equipe amadora, se profissionalizou em 1990. Em 1997, o Unaí conquistava a Segundinha pela primeira vez. Em 2002, houve uma fusão com o Itapuã para a disputa do certame — o clube passava a se chamar Sociedade Esportiva Unaí Itapuã. A união, que durou até 2008 levou a agremiação à elite do Candangão.
Ainda como Unaí, o time levantou a taça da segunda divisão local novamente em 2012. Em 2013, alegando falta de apoio da prefeitura unaiense, o presidente do clube, Major Elias Andrade, migrou o clube à Paracatu-MG, passando a se chamar Paracatu Futebol Clube.
Como Paracatu FC, a equipe chegou à semifinal do Candangão por duas vezes. Na primeira, em 2017, acabou caindo para o Ceilândia; em 2019, a pedra no sapato foi o Brasiliense, em dois jogos super equilibrados e com polêmica para ambos os lados.
O presidente prometeu falar à reportagem do DF Sports+ posteriormente para explicar com detalhes como e por que a mudança ocorreu novamente em 2019. Fato é que, em 2020, o nome Unaí estará de volta à primeira divisão do Candangão.