Mateus Moreira nasceu com uma má formação da coluna vertebral chamada de mielomeningocele. Tal condição não foi impedimento para o jovem morador de Águas Claras ter uma vida com atividades diversas, entre elas ser modelo e palestrante. O esporte sempre fez parte de sua vida desde os três meses de idade. Natação, equoterapia, tênis e basquete em cadeira de rodas. E, também, skate, participando de campeonatos aqui no DF e no Rio de Janeiro, ficando em terceiro lugar.
Na agenda, ainda há tempo para remar na Raianorte, no Lago Norte em um stand up paddle adaptado. O convite para o para-halterofilismo veio através de um amigo e, logo, ele se identificou com a modalidade. A partir da segunda competição, começou a ganhar medalhas, entre elas as de prata e de bronze. Em 2018, foi vice-campeão brasileiro e, no dia 08 de novembro ganhou o primeiro lugar em São Paulo.
Para continuar competindo e melhorar sua performance, Mateus precisa trocar sua cadeira de rodas. A família organiza uma ação colaborativa no valor de R$ 10.580,00 para poder comprar uma cadeira mais leve, confortável através do link da Vakinha criada para a arrecadação. O atleta já conseguiu patrocínio de suplementação e acompanhamento nutricional.
“Meu objetivo é me dedicar totalmente ao esporte, o que ainda não é possível devido a falta de patrocínio, quero levar o nome da nossa capital para o Brasil e para o mundo, e uma mensagem positiva de superação, perseverança, de não desistir”, conta.
As adversidades na vida do jovem são muitas. Porém, a família, formada pela mãe, avó, tio e irmã, segue unida ante os desafios diários. E, para contar toda a história de aprendizados por que passaram, um livro, para 2020, faz parte dos planos. Outras informações estão disponíveis no Instagram do Mateus e no telefone da mãe Adriana (61) 99176-2512.
Com assessoria