Conciliando a vida como professora de educação física e como goleira, Denise Souza iniciou, na última semana, a preparação para disputar a fase final da Liga Nacional de Handebol pelo Moveon Faro, do Distrito Federal. Depois de brilhar na Europa, a jogadora de 35 anos voltou ao Brasil e ajudou o clube do candango a conquistar a medalha de prata na Conferência Centro-Oeste/Nordeste e se firmar como uma das seis melhores equipes país.
Destaque do Faro, Denise recebeu o prêmio de melhor goleira dessa etapa da competição. De olho na próxima fase, que será realizada em São Paulo entre 17 e 20 de novembro, a atleta ressalta que a equipe vai aumentar o nível dos treinos para seguir fazendo história na modalidade.
Vamos intensificar os treinamentos físicos, técnicos e táticos. Iremos treinar utilizando mais cola na bola, pois tivemos dificuldades de adaptação com a bola cheia de cola [durante a Conferência Centro-Oeste/Nordeste].
Goleira Denise
Funcionária da Secretaria de Educação desde 2010, Denise Souza se dedica aos seus compromissos escolares de manhã e à tarde, de segunda à sexta, e usa os tempos vagos às noites e nos finais de semana para treinar. Segundo ela, desde que iniciou sua carreira como docente, tenta equilibrar as duas paixões: a educação e o esporte.
Ao DFSports+, a educadora física contou que conheceu o handebol ainda na adolescência, no ensino fundamental, e passou a integrar as categorias de base do Faro, clube em que atua até hoje. Além desse esporte, o cricket também faz parte da vida de Denise. Nessa modalidade, jogada com bola e taco, semelhante ao baseball, ela é atleta da Seleção Brasileira, tetra campeã Sul-Americana.
“É sempre bom praticar mais de um esporte. O cricket contribuiu para o handebol e vice-versa. Ele ajuda no condicionamento físico, flexibilidade, agilidade e na capacidade de desenvolver o trabalho em equipe”, ressalta a atleta.
De acordo com a goleira, para poder participar de competições representando Brasília ou o Brasil, ela solicita o afastamento das salas de aula por meio da Lei Pelé.
Brilho na Europa
No início de setembro, Denise Souza foi convocada pela Aruc (Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro), também do DF, para atuar na Copa do Mundo Masters de Handebol da Croácia. No velho continente, ela também se destacou, e foi coroada com o prêmio de melhor goleira do mundo com mais de 30 anos após conquistar a medalha de ouro na categoria 40+ e de bronze na 30+.
A ida à Europa também fez a guarda-redes conhecer modelos de jogo diferentes dos praticados no Brasil. Conforme analisou a educadora física, a escola europeia tem atletas muito altas, que trabalham bem as jogadas no ataque, com muita movimentação das jogadoras que atuam como pivô.
“Foi uma experiência incrível. Sendo a Croácia um país europeu aonde é o celeiro do handebol mundial, o nível técnico foi bom. O campeonato foi muito bem organizado e com times de diversos países. Fiquei lisonjeada em poder representar o Brasil com o time da Aruc, pois jogo handebol desde os 13 anos e foi o meu primeiro campeonato internacional. Ganhar o título foi muito emocionante”, destacou Denise.
Gratidão por contar um pouco da minha história nos esportes! ????????????
Excelente matéria!!!
Boa sorte à atleta nessa fase final ♥️