O estádio Diogão, em Formosa, foi o palco do fechamento das quartas de final do Campeonato de Futebol Júnior do Distrito Federal 2018, na tarde deste domingo (8). Enfrentando o Santa Maria, o time da casa, que havia buscado o empate em 0 x 0 no encontro da ida, venceu por 2 x 0 e carimbou o passaporte para a semifinal da competição. Agora, a equipe goiana vai encarar o Ceilândia, em busca da vaga na decisão do certame.
Jogando pelo empate, o Tsunami do Cerrado não se retrancou diante do Santa Maria e foi para cima. As boas jogadas da equipe saiam na maioria das vezes pela esquerda com o atacante veloz, Ricardo. Assim, aos oito minutos, ele roubou a bola no meio de campo, foi carregando, se livrando dos seus marcadores, e chutou rumo ao gol, mas o zagueiro Matheuzão, no momento certo, impediu a finalização e cortou para escanteio.
Aos 24’, com o mesmo Ricardo em boa jogado pela lateral esquerda, nova chance, mas o atacante chutou e, no rebote, a zaga cortou a bola, afastando o risco de gol. Quatro minutos depois, Vítor Guedes saiu da marcação e, novamente de fora da área, o Formosa concluiu a gol. Aos 45’, Lucão, pela direita, soltou um foguete de fora área. A bola explodiu no travessão e saiu pela pela linha de fundo.
No final da primeira etapa, já aos 46 minutos, Clésio aproveitou o lançamento do goleiro Bruno Silva, foi carregando, se livrou dos marcadores e só parou após o lateral adversário fazer falta na entrada da grande área. O lance gerou muita revolta por parte do Santa Maria, pois o camisa 11 iria ficar cara a cara com o goleiro e sofreu a intervenção.
Na volta para etapa final, aos 18 minutos, Ricardo fez boa jogada pela esquerda, avançou com a bola, limpou o lance e chutou rasteiro no canto esquerdo, abrindo o placar a favor dos donos da casa. Aos 35’, após cobrança de falta do Santa Maria, a bola explodiu no poste superior adversário.
Por pouco o empate não saiu três minutos depois. Pênalti para o Santa Maria. O camisa 17 Matheus foi derrubado na área e o árbitro Gildevan Lacerda apontou para a marca da cal. Mas Maicon cobrou no canto direito e chutou para fora, desperdiçando a oportunidade do empate.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, foi a vez do Formosa ter a penalidade máxima a seu favor. Firmino cobrou, o goleiro nem se mexeu e a equipe goiana carimbou a classificação para a próxima fase com 2 x 0 no placar.
Ao final da partida o goleiro Guilherme falou a com equipe do DF Sports. “Foi a partida mais difícil que tivemos até aqui. O adversário possui atletas de muita qualidade. Nosso grupo estava focado, unido, e graças a Deus deu tudo certo. Agora é pensar na próxima fase e almejarmos nosso objetivo de participar futuramente da Copa São Paulo”, comemorou.
FICHA TÉCNICA
FORMOSA 2 x 0 SANTA MARIA
Campeonato de Futebol Júnior do Distrito Federal – quartas de final (volta)
Estádio Diogão, Formosa-GO – 08/07/2018, 15h30
Público: –
Renda: –
Árbitro: Gildevan Lacerda
A1: Kleber Alves
A2: José Ricardo
4º árbitro: Henrique Marques
FORMOSA
Guilherme; Fernando Elias, Yago, Wellington e Leco; Vinícius, Lucão (Juninho) e Eduardo Muriel; Ricardo (Bruno Alves), Jefferson (Firmino) e Vítor Guedes (Rodrigo).
Técnico: Yonai da Luz.
Gols: Ricardo (18’ – 2º T) e Firmino (50’ – 2º T).
Cartões amarelos: Fernando Elias, Wellington, Vinícius e Firmino.
Cartão vermelho: não houve.
SANTA MARIA
Bruno Silva; Pajé, Mateuzão, Maicon e Douglas (Bruno); Taboca, Vitinho (João Paulo) e Filipinho (Guilherme); Clésio, Hugo (Matheus Alves) e Manu (Matheus).
Técnico: Vandinho.
Gol: não houve.
Cartão amarelo: não houve.
Cartão vermelho: não houve.
Por Aline Santiago