Pelo NBB, Paulistano tira a invencibilidade do Brasília em casa
![](https://dfesportes.com/wp-content/uploads/2024/12/MMM_0437-768x512-1.jpg)
Por Guilherme Viana
Na noite desta quarta-feira (18), em mais uma partida realizada pelo Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025, o Paulistano-SP surpreendeu e quebrou a invencibilidade do Brasília Basquete na Arena BRB Nilson Nelson, vencendo pelo placar de 102 x 87. Superando seu próprio recorde na atual temporada, os pontos conquistados pela equipe de São Paulo no confronto foram essenciais para a busca de melhorar a campanha no campeonato.
Agora os paulistas somam sete vitórias em 15 jogos e passam a ocupar a décima posição na tabela de classificação. Já o time do DF permanece na 3ª colocação. O somatório de triunfos por parte dos brasilienses, inclusive, já os garantem na Copa Super 8, torneio que reúne os oito primeiros do turno do NBB e dá vaga na Basetball Champions League Americas ao campeão.
O fato de jogar em casa para o Brasília era muito positivo, em questões logísticas, de descanso e principalmente de confiança, pois na segunda-feira (16) venceu a equipe do Pato Basquete-PR em seus domínios e aumentou a esperança de um novo êxito. Mas o Paulistano não quis saber e entrou em quadra de cabeça erguida e fez sua melhor partida pelo NBB 2024/2025.
O jogo
O primeiro período já mostrou com evidência que a partida não seria muito disputada e os visitantes dominariam. A equipe de São Paulo fez um primeiro quarto excelente e teve quase 80% dos pontos convertidos. Em contrapartida, a equipe candanga não conseguiu encaixar a marcação e acabou o período perdendo por 21 x 32.
O segundo quarto iniciou muito faltoso. Além disso, o Brasília novamente fez um início ruim e o técnico Dedé Barbosa, bastante irritado, pediu tempo para tentar ajustar a marcação da equipe e recolocar os jogadores no eixo. Com isso, a equipe da casa conseguiu se encontrar tanto defensivamente, quanto ofensivamente.e, contando com alguns erros do time paulista, o ET conseguiu uma parcial melhor e foi para o intervalo com seis pontos a menos no placar (48 x 54).
O penúltimo quarto acabou em 70 x 78 e desde o início foi bastante movimentado, com um nível de aproveitamento absurdo das duas equipes. O intervalo fez bem para o Brasília, que inevitavelmente fez um ótimo começo de período e teve tudo para terminar a parcial na frente, porém deixou cair o rendimento nos minutos finais e o Paulistano não desperdiçou as chances, finalizando novamente na frente do placar.
Com um último período bem equilibrado, o Paulistano mais tranquilo e somente administrando o resultado que construiu durante o jogo inteiro. O Brasília, por sua vez, buscou de todas as formas pontuar e virar o jogo, atacando com eficiência, mas infelizmente não conseguiu se defender bem.
O ET vai continuar tendo uma sequência de jogos na Arena BRB Nilson Nelson pelos próximos três confrontos, sendo eles todos contra equipes paulistas: São Paulo, Franca e Bauru. O primeiro duelo subsequente será o São Paulo. Embate que será realizado no próximo dia 21/12 (sábado), às 11 horas.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Eu acredito muito que Brasília será destaque no cenário nacional e até mesmo mundial nos desportos, já temos grandes vencedores como Joaquim Cruz, Caça e muitos outros! Nós brasilienses somos uma mistura generalizada de todas as culturas desse imenso e maravilhoso Brasil. Eu amo ser brasiliense e ver o crescimento do meu estado natal crescendo a cada dia no cenário nacional em todas as áreas. VIVA BRASÍLIA!!!!!!