No duelo que encerrou a nona rodada do Candangão 2018, Santa Maria e Sobradinho duelaram no Bezerrão na tarde desta quinta-feira (01). Com objetivos totalmente diferentes, enquanto o Leão lutava pela parte de cima da tabela, a Águia do Cerrado, no desespero, tentava sair da degola. Apesar do confronto disputado dentro das quatro linhas, o Sobradinho apontou o favoritismo e com gols de Luan e Michel Platini, garantiram a vitória por 2 a 1, assim cravando a classificação do Leão para a próxima fase do Candangão 2018.
Apesar das missões distintas, Santa Maria e Sobradinho cravaram um primeiro tempo bem disputado, com muitos lances perigosos. No início, querendo pegar a defesa da Águia distraída, o Sobradinho pressionou até surpreender e conseguir o primeiro gol. Aos 3 minutos, Romário teve a primeira oportunidade para o Sobradinho, quando tentou se esticar para escorar um cruzamento e não conseguiu. No minuto seguinte, com a pressão, a defesa do Santa Maria fez falta. Na cobrança, Michel Platini bateu forte na barreira e na bola rebatida, Luan tocou por baixo de Abraão, abrindo o placar no Bezerrão.
O gol tomado não abalou o Santa Maria, que dois minutos depois, conseguiu o empate. Ericsson recebeu dentro da área e chutou cruzado de primeira, marcando o gol de empate. Fortalecido com o empate, a Águia do Cerrado começou a criar boas jogadas ofensivas pelas laterais, em busca da virada. Aos 12 minutos, Amaral cruzou a bola pela direita e Fernando Veiga cabeceou, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
A equipe do Sobradinho até tentava reagir, mas esbarrava na forte marcação do Santinha, que fazia muitas faltas. Apesar da dificuldade de chegar ao gol, o Leão da Serra chegou com Geovane, que chutou da intermediária, fazendo Abraão realizar uma boa defesa. O Santa Maria, buscando responder a pressão rapidamente, mais uma vez com Ericsson, que recebeu bom passe de Romário e chutou forte cruzado de fora da área. A bola rasteira do camisa cinco quase surpreendeu o goleiro Léo, que viu a finalização resvalar na trave direita e sair pela linha de fundo.
Apesar dos lances de perigo, os últimos dez minutos foram mais cadenciados. Com o jogo truncado no meio campo, as duas equipes não criavam mais boas jogadas, assim fazendo a arbitragem encerrar o primeiro tempo, com o placar igual em 1 a 1.
No segundo tempo, o Sobradinho voltou com mais força ofensiva, principalmente com substituições. Antes do relógio completar um minuto, Rafael, que acabara de entrar, passou por três adversários e arrematou, mas a bola saiu com perigo. A pressão continuou, principalmente para o lado do Sobradinho, que aproveitava os espaços na intermediária e finalizava, desta vez com Michel Platini, que cobrou falta de longa distância, com bastante precisão, mas o goleiro Abraão praticou excelente defesa.
Insistindo na busca pelo segundo gol, o Leão da Serra mais uma vez chegou com perigo, com João Manoel, que acertou a trave e na sobra Mirandinha desperdiçou uma chance inacreditável, praticamente sem goleiro. Como diz o ditado de que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, o Sobradinho, de tanto insistir, marcou o segundo gol. Aos 20′, Maranhão tocou para Michel Platini, que bateu de primeira para fazer Sobradinho 2 x 1.
Após o gol, a partida ficou bem cadenciada mais uma vez. O Sobradinho, com a vantagem no placar administrava o resultado, enquanto o Santa Maria, no desespero, buscava o empate, assim deixando o jogo totalmente faltoso. Apesar do jogo disputado e das muitas reclamações dentro de campo, o Sobradinho ainda quase fez o terceiro com Michel Platini, de falta, assim encerrando a partida, com mais uma vitória do Sobradinho.
Com o resultado, o Sobradinho chega a terceira colocação com 17 pontos, carimbando a classificação à próxima fase do Candangão 2018. Já o Santa Maria, assegura a lanterna da competição com apenas um ponto conquistado, faltando três jogos para encerrar o campeonato.
O próximo jogo das duas equipes será no próximo domingo (04), ambos às 11h. Enquanto o Sobradinho joga no Augustinho Lima contra o Brasiliense, a Águia do Cerrado vai até o estádio Rorizão enfrentar o Samambaia, no duelo contra o rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
SANTA MARIA 1 X 2 SOBRADINHO
Campeonato Candango 2018 – 9ª rodada
Estádio Bezerrão, 01/03/2018, 15h30
Público: 49 pagantes
Renda: R$ 310,00
Árbitro: Anderson Bassoto
A1: Leila Cruz
A2: Marconi Souza
4º árbitro: Christofer Souza
Inspetor: Jamir Garcez
SANTA MARIA
Abraão; Amaral, Gil, Edinho e Tita; Ericsson (Toin), Reis, Thompson e Fernando Veiga (Giovanne); Romário e Júnior Bala (João Barbosa).
Técnico: Vandinho Silva.
Gol: Ericsson (5′ – 1T)
Cartões amarelos: não houve.
Cartões vermelhos: não houve.
SOBRADINHO
Léo, Luan, Igor, Rambo e Dias; Lucas Teixeira (Rafael), Geovane, Everton (Baiano) e João Manoel; Mirandinha (Maranhão) e Michel Platini.
Técnico: Reinaldo Gueldini.
Gol: Luan (3′ – 1T) e Michel Platini (20′ 2T)
Cartões amarelos: Rafael, Luan e Michel Platini.
Cartões vermelhos: não houve.
Por Lucas Bolzan