Povos originários do Brasil fazem a festa no Bezerrão

Foto: Tainá Araújo

Nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril, foram realizadas as finais do Campeonato Nacional de Futebol Indígena, em Brasília, no estádio Bezerrão, na cidade do Gama. No evento, que contou com o encontro entre os cinco campeões regionais de todo o país, e depois de uma sequência de jogos eliminatórios, a equipe do Brejão, de Nioaque-MS, campeão do Centro-Oeste, acabou sagrando-se campeão, diante da Terra Indígena Ivaí, de Manoel Ribas, no Paraná, campeã do Sul.

Com o resultado 3 a 1 para o Brejão, a equipe de Nioque levou para a comunidade sul-mato-grossense, do povo terena, o troféu do campeonato, mais 60 mil reais em premiação. O troféu do artilheiro também ficou com o time vencedor. O evento é organizado pela CONAFER, a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familares Rurais do Brasil, com apoio da UNI, União Nacional Indígena, o Terra Bank, o banco digital do campo, além da COPOA (Confederação dos Povos Originários das Américas).

Os organizadores da competição comemoraram a importância de alcançar o objetivo, onde a mensagem a valorização, união e visibilidade dos povos originários do Brasil. Na oportunidade foram realizadas homenagens à família de Galdino Jesus dos Santos, líder do povo Pataxó Hã-hã-hãe, da Nação Kariri-Sapuyá, com a entrega de um troféu para a família e para o campeão. O Campeonato Nacional de Futebol Indígena envolveu 2.700 atletas e 92 equipes de aldeias e etnias indígenas de todo o Brasil.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *