A prática de esportes de combate pode reduzir o nível de agressividade das pessoas? É o que discutiu, na semana passada, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

A audiência pública foi um pedido do deputado Bosco Costa (PL-SE), que se baseou numa pesquisa realizada pelo professor de educação física Pierry Nunes, de Triunfo-RS. O conteúdo do docente sinaliza que as experiências vivenciadas através do esporte de combate (judô, karatê, boxe, jiu-jitsu, entre outros) podem contribuir para o tratamento de comportamentos ruins que atingem os seres humanos, como agressividade, falta de concentração e disciplina, baixa autoestima, dentre outros.

Bosco comentou sobre a importância de valorizar a prática. “Sem dúvida, há muitas outras experiências espalhadas pelo país que se utilizam dos benefícios dos esportes de combate como medida, por exemplo, de redução da agressividade e de formação de cidadãos. E é nosso papel discutir o que pode ser feito para valorizar e ampliar tais práticas”, afirma.

Estiveram presentes na audiência o professor Pierry Nunes, autor da pesquisa na qual a audiência se baseou, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José, e o presidente da Federação Metropolitana de Judô, Luiz Gonzaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *