O skate pode ser considerado uma das práticas esportivas que mais adquiriu visibilidade nos últimos tempos. Sabendo disso o O DF Sports conheceu o projeto PRO RADICAL SKATE, e bateu o papo com o idealizador, Fábio Campos, que desde 2009 vem lutando para levar o esporte para os jovens na cidade do Recanto das Emas.

As Aulas de skate fazem parte de uma parceria com a Regional de Ensino da cidade, e as oficinas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), três vezes por semana: terça-feira, quinta-feira em dois turnos (manhã e tarde) e sábado pela manhã de 9 às 12. Os jovens que realizam a inscrição no projeto tem os equipamentos e o skate emprestados e a unica exigência é a dedicação no projeto.

“De skate pela cidade: quando o importante é “não competir.” O skate é para todos, mas nem sempre todos são para o skate. Então, partindo por essas primícias que a galera leva a coisa muito a sério e são assíduos nas aulas”. Diz Fábio Campos

O projeto visa alçar voos mais altos, ainda mais com a novidade do esporte nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio, onde o Brasil por ser polo do esporte no mundo – terá 12 vagas, que representará o país. E com tanto investimento os jovens sabem que foi se o tempo em que andar de skate era só uma brincadeira. Os melhores profissionais de skate são do Brasil e ganham fama e dinheiro levando o esporte como profissão. Uma aposta que pode dá muito certo, e o sucesso de muitos skatistas do Brasil pode servir de inspiração para o desenvolvimento de jovens e adolescentes da comunidade.

Confira a entrevista com Fábio Campos.

O que o projeto permite para esse jovens que na maioria das vezes sofre com tantas dificuldades ?

“O skate permite uma nova dinâmica e perspectiva diante dos obstáculos da vida, além de um meio independente de se locomover pela a cidade. Shape, truk, rolamentos e rodinhas entram em sintonia perfeita deslizando em um arsenal de manobras nos pês da garotada com uma pitada de muita ousadia que faz os praticantes voarem”. – comenta Fábio Campos

O que você atribui o aumento da visibilidade do esporte ?

Isso pode ser comprovado, entre tantos casos, pela audiência dada à vários canais de televisão (por meio de programas que exibem competições ao vivo) e pelo retorno financeiro atribuído às muitas empresas que investem em ações direcionadas aos adeptos e simpatizantes dessa prática.

Skate é pros manos e pra minas ?

Com certeza. Como todos os esporte as minas também são bem-vindas no skate.

Quais os locais que os jovens encontram para praticar ?

A cidade conta com quatro pistas de skate sendo que no skate park da 206/300 você encontra o espaço ideal para a pratica de skate, patins inline e bmx (bike).

Aonde Fica o CEU das Artes ?

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Recanto das Emas fica na quadra 113 lá você encontrará, quadra de esportes, teatro e para a diversão ficar completa mais uma pista de skate.

Por Eduardo Ronque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *