Projeto Campeão busca recursos para competir no Brasileiro de Jiu-Jitsu

Foto: DF Esportes

Criado em 2014 para oferecer oportunidades a crianças de baixa renda, o Projeto Social Campeão vem se tornando um formador de verdadeiros campeões no Jiu-Jitsu. No espaço localizado em São Sebastião, campeões brasileiros de diferentes categorias e idades, e crianças e jovens que ainda iniciam sua trajetória nos tatames, treinam de segunda a sexta.

O idealizador e responsável pelo projeto é Betinho. Em entrevista ao DF Esportes, o professor disse que a oportunidade surgiu em 2014, quando um aluno sugeriu que ele abrisse seu próprio projeto social, já que o espaço onde dava aulas já não compartava a turma. “Fizemos uma parceria com a administração de São Sebastião. Eles cederam o espaço para a gente, e nós pegamos do jeito que estava, sem telhado e sem vidro nas janelas, e corremos atrás. Colocamos o quimono e fomos para as ruas pedir ajuda,” contou Betinho.

O professor destaca a importância do projeto na vida das crianças e jovens que têm acesso à prática do esporte.

O esporte molda a criança, mas não só ela. Eu, enquanto adulto, também me moldei no esporte através da disciplina que é cobrada sempre no nosso trabalho aqui.
Betinho – professor

Desde 2019, os alunos do Projeto Campeão têm participado de competições, inclusive fora de Brasília, como o Campeonato Brasileiro. E os resultados são impressionantes. Na primeira participação, a delegação era composta por nove atletas, e o time voltou para o DF com cinco medalhas, sendo duas de ouro.

Nas edições seguintes, não foi diferente. Em 2021, eram oito atletas do projeto com sete medalhas conquistadas, seis douradas. Em 2022, novas conquistas, a equipe composta por oito lutadores trouxe sete medalhas. Entre elas, a de ouro conquistada por Ana Clara, atleta de 14 anos.

Na primeira vez que competi, foi muito boa a sensação. E eu nunca mais quis parar. No Brasiliero, eu pude ganhar uma competição muito importante no Jiu-Jitsu.
Ana Clara – atleta

Aninha, como é chamada, conheceu o esporte dentro de casa. Os pais da jovem já praticavam luta e ela logo se interessou pelo judô. Porém, levada pelo irmão, passou a fazer aulas de Jiu-Jitsu. Apesar das dificuldades em conseguir os recursos para a viagem, alimentação e hospedagem na competição, a campeão brasileira sonha em poder defender seu título. “Eu quero muito ir. Seria muito bom poder ir lutar de novo, tentar defender o título,” afirmou atleta.

Com objetivo de arrecadar recursos financeiros, os jovens lutadores fizeram rifas, o que ajudará com parte das despesas da viagem até Barueri-SP, assim como na hospedagem e alimentação. Interessados em conhecer o Projeto Social Campeão e ajudar para que os atletas possam competir, devem entrar em contato pelas redes sociais ou clicando AQUI.

Assista abaixo a entrevista completa com o professor Betinho e a campeã Ana Clara.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Blocos individuais

7 thoughts on “Projeto Campeão busca recursos para competir no Brasileiro de Jiu-Jitsu

  • O esporte tem sido inclusivo na vida das crianças ajudando na parte física, mental transformando e capacitando para um futuro melhor

  • E um orgulho imenso poder fazer parte desse projeto q transforma vidas, meu filho faz parte do projeto a 4 anos e foi melhor coisas aconteceu na nossa vida, e muito gratificante fazer o empenho dessas crianças pra realizar esse sonho, e ver a dedicação do professor Betinho da aninha e muitos outros professores q cuidam das nossas crianças com todo amor e cuidado

  • Um projeto que vem mudando a vida de muitas famílias na nossa cidade ,tenho muito orgulho de fazer parte dessa grande família, parabéns ao professor Betinho que mesmo diante das dificuldades nunca desistiu e está sempre buscando melhorar cada vez mais e oferecer sempre o melhor para nossas crianças…

  • É extraordinário ver o brilho nos olhos de cada criança do Projeto quando ganham uma competição, uma medalha seja qual for…..resultado de sua dedicação e dos seus professores que tanto se doam. O Projeto Social Campeão é uma família , que acolhe abraça e ensina. Precisamos muito ajudar a multiplicar todos esses sonhos!!!! Minha filha e eu fazemos parte e estamos muito felizes e gratas por isso.

  • Sinto muito orgulho de falar que de alguma forma faço parte disso, pra mim foi um início de uma grande história tbm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *