Punição do Jacaré pode estar mais longe de acabar
O Brasiliense e sua torcida contam os dias para se reencontrarem no Estádio Serejão. Porém, ao contrário do que muitos apontam, a data para este acontecimento está um pouco mais longe de acontecer. Segundo apuração do DF Esportes, os jogos com portões fechados disputados na Copa Verde 2023 não contabilizaram para o cumprimento da pena de cinco partidas sem a presença de torcedores como mandante.
Embora tenha contado com o apoio de seus adeptos no Candangão BRB deste ano, o Jacaré vive com a ausência dos seus torcedores nas arquibancadas em competições nacionais. O clube foi punido após invasão da torcida ao campo de jogo na partida contra o Nova Venécia-ES no Estádio Abadião, que decretou a eliminação do time amarelo da Série D de 2022.
O Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF diz que:
Artigo 74 – Se ao final de uma competição restar pendente penalidade de perda de mando de campo aplicada pelo STJD, seu cumprimento dar-se-á, necessariamente, na primeira competição subsequente da mesma natureza a ser iniciada.
Parágrafo único – A natureza da competição para fins do caput deste artigo desdobra-se nos modelos copa ou campeonato coordenados pela CBF.
Entendendo a Copa Verde como uma competição nacional organizada pela entidade máxima do futebol nacional, o Brasiliense, em vão, disputou duas partidas daquela competição com portões fechados. No entanto, por se tratar de uma Copa e não de um Campeonato, estes eventos não contam para o cumprimento da penalidade.
Considerando o argumento acima, o Jacaré teria cumprido apenas uma partida, restando quatro a serem jogadas sem a presença de público no Brasileirão Série D. A expectativa era do retorno da torcida na 7ª rodada, contra o Iporá-GO, no dia 11 de junho. Porém, somente na 12ª rodada da competição, contra o Interporto-TO, é que a torcida amarela poderá apoiar o time na arquibancada.
Clássico Candango
Outra mudança para o Brasiliense foi na data do clássico candango contra o Ceilândia. Antes previsto para o domingo, 4 de junho, o jogo será disputado um dia antes, no sábado (3). O duelo será no Estádio Serejão, sem público, às 16h. A alteração já foi publicada no site da CBF.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.