O Real Brasília foi derrotado pelo Canaã – BA na tarde desta quinta-feira (13), pelo placar de 2×1, e, com o resultado, foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022. A partida, válida pela segunda fase da competição, foi realizada no estádio Nicolau Alayon.
A equipe da Bahia dominou o time do Distrito Federal do início ao fim do jogo. Sem criatividade no setor ofensivo, os Leões do Planalto viram os adversários produzirem as melhores chances e garantirem a classificação à próxima fase da Copinha. Eles vão enfrentar o Juventus – SP.
O elenco do Real se despede desta edição após quatro jogos com uma vitória, um empate e duas derrotas, além de quatro gols marcados e cinco sofridos. Por outro lado, o time de Brasília manteve a “escrita” de sempre avançar, pelo menos, até a segunda fase do maior campeonato de futebol de base do mundo.
Primeiro tempo
Desde o apito inicial, as duas equipes demostraram postura ofensiva. Tanto que, nos dez primeiros minutos, a arbitragem chegou a anular um gol do Real Brasília, aos 7’, assinalando impedimento, e outro do Canaã, aos 10’, marcando falta de ataque.
Com a linha de defesa dos Leões do Planalto posicionada para marcar sob pressão, o time de Irecê foi quem teve as primeiras chances de gol válidas, se beneficiando dos espaços deixados para aplicar contra-ataques.
Aos 16’, após uma troca de passes rápida, o lateral Cleverton se infiltrou na grande área, driblou a zaga, mas finalizou sem força para a defesa do goleiro Gabriel Vitor. Em novo contra golpe, aos 22’, o atacante canaense Wendell recebeu bola em profundidade e tentou surpreender o guarda-redes do Real, que estava mal posicionado, mas disparou por cima do travessão.
Melhor na partida, a equipe baiana conseguiu converter a pressão em gol. Aos 29’, após cobrança de escanteio, o ponta-esquerda Gustavo Rego desviou de cabeça e, na sobra, o centroavante Vinicius subiu mais alto que Gabriel Vitor, cabeceou a bola para o fundo das redes e fez Canaã 1×0.
Contudo, a vantagem do time baiano não durou muito. Aos 36’, em uma das poucas chegadas do Real Brasília ao ataque, o goleiro canaense João Paulo não conseguiu interceptar o cruzamento do lateral-esquerdo Felipe Alves e a bola sobrou para o atacante James, que aproveitou o rebote e finalizou no ângulo para empatar a partida, na última grande chance do primeiro tempo.

Segundo tempo
O primeiro lance de perigo da segunda etapa saiu dos pés de Wendell, do Canaã. Aos 3’, o atacante recebeu a bola pouco depois do círculo central, costurou a defesa dos Leões do Planalto e, quando esteve cara a cara com Gabriel Vitor, finalizou no travessão. No entanto, durante a maior parte do segundo tempo, os times passaram a se respeitar, diminuindo os espaços para a criação de jogadas ofensivas.
Depois de quase meia hora sem gerar perigo ao goleiro do Real Brasília, o Canaã voltou a balançar as redes. Aos 32’, Josué roubou a bola no meio de campo e lançou para o atacante Wendell que a dominou e, com categoria, finalizou na saída do goleiro para fazer o segundo gol do time de Irecê.
Depois de sofrer novo revés na partida, o Real Brasília foi com tudo em busca da igualdade no placar. Aos 41’, após cobrança de escanteio, a bola viajou na área e sobrou nos pés de Juan Neres, a um passo da pequena área, mas ele finalizou em cima do defensor canaense Asley, que salvou em cima da linha o que seria o gol de empate dos Leões do Planalto.
No apagar das luzes, já nos acréscimos, o Canaã ainda teve a chance de ampliar a vantagem com Mateus Jesus, que substituiu o lateral Guilherme. Após receber passe de Vinicius, ele encarou a defesa adversária, entrou na grande área, mas finalizou em cima de Gabriel Vitor, na última oportunidade de gol da partida.
Ficha técnica
CANAÃ – BA 2 x 1 REAL BRASÍLIA
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 – Segunda fase – Quarta Rodada
Estádio Nicolau Alayon, Água Branca – SP, 13/1/2022, 15h
Árbitro: Alester Clauli da Costa Tambelli
A1: Leonardo Augusto Villa
A2: Daniel Souza Silva
4° árbitro: Isaque Xavier de Camargo
Escalação Real Brasília
Gabriel Vitor; Caio Mendes, Fred Rocha, Felipe Mendes e Felipe Alves; Matheus Obina, Matheus Ayub (Maycon Palácio) e Bruninho (Juan Neres); James, Igor Gomes (Arthur Gabriel) e Vinicius César.
Técnico: Gerson Ramos.
Gols: James (36’ 1ºT)
Cartões amarelos: Não houve.
Cartões vermelhos: Não houve.
Escalação Canaã – BA
João Paulo; Cleverton (Inácio), Paulo Vinicius, Asley e Guilherme (Mateus Jesus); Adriano (Giva), Josué e Wendell; Gustavo Rego (Marks/Victor Manuel), RianBonfim e Vinicius.
Técnico: Zé Eduardo.
Gols: Vinicius (29’ 1ºT) e Wendell (32’ 1ºT)
Cartões amarelos: Cleverton, Adriano e Marks.
Cartões vermelhos: Não houve.