Em jogo válido pela décima primeira rodada, o Real Brasília recebeu o Cruzeiro-MG pelo Brasileirão Feminino Série A1. Jogando no estádio Ciro Machado, as Leoas de Brasília se recuperaram da derrota da rodada passada, e mesmo sem jogar um grande futebol, venceram as Cabulosas de BH pelo placar mínimo.
O resultado amplia a invencibilidade do Real Brasília no Defelê e, de quebra, cravou a equipe candanga no G8, colocando quatro pontos de vantagem sobre o nono colocado, o Avaí Kindermann-SC. Na próxima rodada, as Leoas embarcam para Araraquara-SP, para encarar a Ferroviária-SP.
O jogo
Precisando da vitória para se afastar da zona da degola, o Cruzeiro foi um pouco melhor no início do jogo, enquanto o Real Brasília explorava as jogadas de velocidade, principalmente do lado direito, puxadas pela atacante Maria Dias. A primeira oportunidade de perigo foi das mineiras, quando aos 15′, Vanessa arriscou da intermediária e Dida encaixou. Dois minutos depois, Nine ganhou da marcação dentro da área e cruzou, mas não havia ninguém para concluir para o gol.
Na primeira chance que teve, o Real Brasília abriu o placar. Aos 24′, Vivian deu o passe para Sassá na meia lua e, mesmo encurralada por três marcadoras, achou espaço para chutar de direita no canto de Thaís e fazer 1×0.
A jogadora que foi heroína do jogo quase se transforma em vilã. Aos 40′, Sassá errou na saída de bola e deu de graça pra Mari Santos chutar fraco e Dida defender. Quatro minutos depois, Vanessa entortou Petra e soltou a bomba cruzado, Dida fez grande defesa. No lance seguinte, Robinha toca para Mari Santos chutar rasteiro e, mais uma vez, Dida salvou.
O técnico cruzeirense decidiu promover substituições em sua equipe, e as Cabulosas adiantaram as linhas de marcação para tentar o gol de empate. E ele quase veio aos 5′, quando Karen bateu falta colocado e Dida espalmou para a linha de fundo. A resposta do Real viria aos 11′, quando Maria Dias recebeu passe dentro da área mas chutou fraco e Thaís defendeu.
Daí em diante, o Real Brasília se segurou na defesa e esperou o desespero do time azul para levar o jogo até o final.
Ficha técnica
REAL BRASÍLIA 1×0 CRUZEIRO
Brasileirão Neoenergia Feminino A1 2022 – Primeira Fase – 11ª rodada
Estádio Ciro Machado (Defelê), Vila Planalto-DF, 05/06/2022, 15h
Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Cássia França
Assistente 2: Lucas Guerra
Quarto Árbitro: Luiz Paulo Aniceto
Real Brasília
Dida; Laine, Petra (Jamille), Rafa Soares e Carol Gomes; Vivian (Camila Pini), Sassá (Jamille) e Gaby Soares (Thaís Lemos); Maria Dias, Marcela Guedes e Nenê (Dany Helena)
Técnico: Adilson Galdino
Gols: Sassá (24′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Nenê, Rafa Soares e Laine
Cartões vermelhos: Não houve
Cruzeiro-MG
Thaís; Nine (Karen), Korina, Ambrózio (Ana Luiza) e Isabela; Carol (Janety), Robinha, Mari Pires e Janaína (Thalita); Mariana Santos e Vanessa (Laysla)
Técnico: Felipe Freitas
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Isabela
Cartões vermelhos: Não houve