O Campeonato Candango Sub-20 deste ano marcará o retorno oficial do Grêmio Desportivo Valparaíso no cenário estadual. Criado em 1992, o Greval como é carinhosamente chamado participou de duas edições da Divisão de Acesso de Brasília em 2000 e 2001 (haveria uma terceira em 2011, mas o clube desistiu de participar por conta de dificuldades financeiras).
De lá para cá, o time caiu no ostracismo chegando a ser desfiliado em 2008 graças à uma decisão do presidente da FMF à época (Jozafá Dantas). Além do Grêmio Valparaíso, onze clubes perderam seus vínculos com a Federação: Brasília Esporte Clube, Vasco da Gama, Formosa Futebol Clube-GO, Associação do União Esporte Clube-MG, Clube Atlético Cristalinense-GO, Associação Atlética Alexaniense-GO, Planaltinense Atlético Clube, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), Clube de Futebol e Regatas do Flamengo-DF, Vinte e Seis Futebol Clube e Social Esportiva Maringá.
O Grêmio Valparaíso parecia estar fadado à extinção em 2016, quando o seu fundador (Dr. William) faleceu. Os primeiros movimentos para reativar o Greval começou no ano seguinte, por meio do ex-defensor Matheus Rocha Nery. Formado na base do CFZ-DF, Matheus Nery que é morador da cidade de Valparaíso tomou a iniciativa de retomar o clube: “É um sonho antigo, por mais que eu seja novo, porque moro na cidade desde os 3 anos, e queria que os atletas de Valparaíso tivessem uma equipe em Valparaíso para não ter que ficar indo sempre para Brasília, e descobrimos esse time, entramos em contato com o ex presidente da equipe, dr. William, mas ele faleceu, aí conseguimos entrar em contato com a diretoria da época, fizemos todo o processo de formação de eleição e arrumar estatuto e ata, para que a gente iniciasse os trabalhos, isso em 2017” explicou.

Enquanto a “papelada” seguia seus trâmites, Nery buscou parceiros para recomeçar o futebol do clube. O primeiro deles foi justamente o CFZ-DF onde disputou os campeonato de base vestindo a camisa da antiga filial do time de Zico a partir de 2019. Mas o recomeço foi difícil: “Foi por meio judicial, um processo que prolongou desde 2019, onde a decisão foi trânsito em julgado no final de 2021. A reativação do clube teve e tem suas dificuldades do dia a dia, foi preciso nos estruturar tudo do zero, mas com o empenho estamos conseguindo superar, através de empresas que estão nos apoiando” disse Matheus Nery.
Apesar do curto período de trabalho, o Greval já começa a colher alguns frutos, como o título da Copa Brasília de Juniores ano passado de forma invicta, e a Copa Santa Maria Sub-15. Este ano, vem de duas vitórias na Copa Novos Talentos promovida pela LECAB (Liga Esportiva de Clubes Amadores de Brasília).
Hoje finalmente o Grêmio Desportivo Valparaíso está totalmente habilitado para a disputa de competições oficiais. Faltando apenas o “sim” no arbitral da categoria para participar oficialmente no Candanguinho Sub-20, ainda está nos planos do clube a participação no Campeonato Candango da Segunda Divisão deste ano. Além do futebol, o clube faz um importante trabalho social no município, que é o de acolher jovens carentes: “E estamos com grande maioria dos atletas desde o início, e nós ajudamos os atletas que precisam em relação à cesta básica, auxílio de psicólogo, atendimento geral, como clínico médico, ortopedista, neurologista, psiquiatra e fisioterapia. Treinamos no Centro Poliesportivo do Céu Azul, campo cedido pela prefeitura. Além da equipe que participa das competições, temos um lado muito social, de inclusão, com atletas com déficits cognitivos”.
Acompanhe abaixo a Comissão Técnica do Grêmio Valparaíso para a disputa do Campeonato Sub-20 2022:
- TÉCNICO: Matheus Rocha Nery;
- AUXILIAR TÉCNICO: Fábio Reis;
- PREPARADOR FÍSICO: Giovane Tomé;
- PREPARADORES DE GOLEIROS: Edvaldo Veloso e Reinaldo Rosa;
- ANALISTA DE DESEMPENHO: Giovane Tomé;
- FISIOTERAPEUTAS: Matheus Rocha e Clovis Monteiro;
- MÉDICO: Dr. Ronny de Souza Machado.