Resumão do Candangão: partidas equilibradas, polêmicas e boa média de gols
A rodada de estreia do Campeonato Candango 2023 atendeu todas as expectativas criadas de muito equilíbrio, bom futebol, boa média de gols e também muitas polêmicas que deram o que falar. Toda rodada também será abordada com mais detalhes e análises no programa Resenha FC, às 20h, no canal do DF Esportes no Youtube.
Confira um resumão da primeira rodada:
Público
Mesmo contando com transmissões de três veículos diferentes, o Candangão também teve um bom público no primeiro final de semana do futebol local. Mais de três mil pessoas estiveram presentes nos cinco estádios que seriam as primeiras partidas do campeonato. O maior público foi para Capital x Samambaia com 2.214 pessoas e o menor foi entre Paranoá x Santa Maria com 89 pessoas presentes.
Gols e equilíbrio
A média de gols da rodada foi de 2,8 por jogo, uma média excelente. Um fator que mostrou equilíbrio na primeira rodada foi a repetição do placar de 2 a 1 em três partidas disputadas. Tanto no jogo do Paranoá contra o Santa Maria, quanto na partida entre Brasília x Real Brasília, os vencedores desempataram apenas nos 20 minutos finais.
O placar mais elástico foi do Brasiliense no clássico contra o Ceilândia, onde venceu por 3 a 0. Além do Jacaré, o único time a não sofrer nenhum gol foi o Gama que venceu por 2 a 0. Os rivais verde-amarelos pularam na frente na classificação.
A artilharia do Candangão terminou a primeira rodada com 13 jogadores empatados em 1 gol. O 14º gol da rodada foi o único gol contra marcado pelo lateral-esquerdo China, do Ceilândia.
Polêmicas
Dois lances em especial, deram o que falar na primeira rodada. No gol da virada do Paranoá, Lucas Victor que foi o autor do gol estava em posição que gerou muitas dúvidas. O ângulo da câmera que transmitia o jogo não estava em direção frontal para o jogador, o que dificulta para tirar uma conclusão. O lance ajustado só teria suas dúvidas sanadas através do árbitro de vídeo (VAR). Com a não marcação impedimento, o Santa Maria reclamou bastante em campo e também nas redes sociais.
O segundo lance e talvez mais debatido da rodada foi no jogo entre Capital x Samambaia. Aos 38 do primeiro tempo, Matheus Brandão fez a defesa e a bola sobrou para David Souza que bateu e a bola bateu na mão do volante Wallace. O árbitro Marcello Rudá acabou não interpretando que foi pênalti, mas o Capital reclamou muito do lance.
Cartões
A rodadada foi marcada por uma média de cinco cartões por jogo, 25 no total. Todas as partidas tiveram cartões aplicados, mas apenas duas equipes não foram advertidas: Ceilândia e Capital. Já Santa Maria, Samambaia e Real Brasília receberam quatro cartões amarelos cada.
A segunda rodada do Candangão terá início na sexta-feira (3) no jogo entre Paranoá x Brasília, às 15h, no Defelê.