A bola rola neste domingo (10) para a 3ª rodada do Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino de 2018. A jornada do fim de semana promete ser crucial para algumas equipes que disputam o certame, pois podem carimbar a classificação para a próxima fase da competição, ou confirmar de uma vez por todas sua ausência nas quartas de final deste Candangão. Alguns times buscam sua primeira vitória e uma reação na tabela, enquanto outras focarão em manter o ritmo para se isolarem na liderança.
Santinha de folga
O Santa Maria, que ocupa a lanterna da tabela, é a equipe que folga nesta rodada, conforme prevê o regulamento. A Águia do Cerrado passa por uma reestruturação de sua equipe feminina, que esteve já alguns anos distante das competições oficiais da modalidade, e entra em campo neste ano sob o objetivo de não sofrer derrotas consecutivas. A equipe grená torce por empates nesta rodada para continuar sonhando com uma vaga na próxima fase.
Gama x Ceilândia
No Centro de Treinamento Ninho do Periquito, o Gama desta vez atuará como mandante dentro de sua casa, já que na última rodada, em goleada por 8 x 2 sobre o Santa Maria, o alviverde entrou em campo como visitante. O adversário da vez é o Ceilândia, que visa reagir na competição. As “Gatas Pretas” deram bastante trabalho para Minas/Icesp e Cresspom, nas primeiras e segundas rodadas, contudo, não conseguiram evitar duas derrotas consecutivas e amargam uma quarta colocação na tabela.
Para a partida contra o Gama, o alvinegro não contará com o apoio da lateral Juliana, expulsa na última rodada. Além disso, o Ceilândia virá com o sinal de alerta ligado: se perder novamente, as chances de classificação se tornam praticamente nulas, já que na quarta rodada a equipe estará de folga.
Por outro lado, o Gama busca embalar na competição. Após folgar na rodada de estreia, o alviverde se impôs dentro sua casa e aplicou oito gols sobre o Santa Maria. O treinador Célio Lino segue focado na conquista do título inédito da competição e terá poucas dores de cabeça para o duelo deste domingo.
Todavia, o setor defensivo do clube apresentou uma sucessão de falhas nos 15 minutos finais da partida contra o Santa Maria, que resultaram no golaço de honra de Herikão para as grenás. Por isso, Célio visa mudar a postura de sua zaga e laterais, visto que o Ceilândia pode vir com força total por não ter vencido na competição.
Cresspom x Minas/Icesp
Este será o clássico da rodada. De um lado as maiores campeãs da história da competição e líderes desta edição. Do outro, uma equipe jovem que vem elevando o nome do Distrito Federal no cenário nacional no que se diz respeito ao futebol feminino. A referência é feita à Cresspom e Minas/Icesp, as duas equipes de maior força da modalidade em Brasília atualmente.
O clube dos oficiais da Polícia Militar, Cresspom, atual líder e melhor ataque da competição, busca confirmar a sua classificação na fase mata mata do Candangão. Após golear o Santa Maria na estreia, a equipe venceu com dificuldades o Ceilândia em pleno Abadião, na segunda rodada. Após brilhar na estreia e ter uma atuação mais tímida na segunda, a meio campista Helena pode surpreender as “Minas”. Além disso, o Cresspom espera contar com a experiência de centroavante Cirlene, que marcou dois tentos na abertura.
O Minas/Icesp volta à competição neste fim de semana, após folgar na segunda rodada. Em sua estreia, utilizando uma escalação mista, “as Minas” encontraram dificuldades para bater o Ceilândia dentro de casa, mas após a entrada de Victória Albuquerque, o modo de jogo da equipe mudou completamente e a camisa 10 encontrou um espaço cedido pela defesa adversária para marcar um belo gol de voleio e decretar a vitória do Minas.
Além da craque da seleção brasileira sub-20, o Minas Icesp conta com toda a habilidade de Novinha e da experiência de Kris, arqueira da equipe no campo e nas quadras de futsal. Para o duelo, o treinador Singol Santos deve vir com força total, visando buscar a segunda vitória na competição.
Confira abaixo os locais e horários das partidas:
DOMINGO (10/06)
- Gama x Ceilândia (Centro de Treinamento Ninho do Periquito, 10h);
- Cresspom x Minas/Icesp (Clube Cresspom 10h).
Por Gabriel Felipe