Depois de algum tempo, a bola volta a rolar nos gramados do DF, desta vez pelo Campeonato Candango da Segunda Divisão. Mesmo sem reunir as condições ideais para clubes e torcedores, esta temporada promete oferecer um campeonato diferente de outros anos.
Isto porque já há algum tempo não se via uma mobilização tão grande dos clubes para o torneio. Devido à falta de condições financeiras, era normal ver as equipes da Segunda Divisão jogarem com elencos de atletas Juniores ou renegados de outros clubes. Neste ano, as equipes investiram pesado na montagem dos seus elencos e com certeza, não fariam feio se fossem disputar a elite.
Outros fatores extracampo ajudam a reforçar a tese de que teremos um grande campeonato. A liberação das praças esportivas, fórmula de disputa consolidada, suporte da Federação com arbitragem e equipe médica…e a grande novidade que é a transmissão dos jogos por canal aberto, desejo antigo dos amantes do futebol local que gostariam de prestigiar os campeonatos, mas não possuem tempo ou disponibilidade de ir aos estádios.
Favoritos e Azarões
Para esta temporada, o time que promete ser a grande sensação é o Taguatinga Esporte Clube. Depois de a Águia confirmar o retorno aos gramados por meio da fusão com o Atlético Taguatinga, o clube montou um grande elenco e tem no banco de reservas a experiência do técnico Ricardo Antonio, bicampeão candango pelo Luziânia.
Mas outras equipes também se reforçaram bastante e prometem brigar firme pelo acesso. O Brazlândia sob nova gestão está com um ótimo elenco e conta com o apoio de sua apaixonada torcida para retornar à primeira divisão. Depois de “bater na trave” em 2017, o Botafogo-DF não quer dar sopa para o azar neste ano e apresentou um elenco recheado de atletas experientes. Brasília, Planaltina EC e Cruzeiro montaram equipes mistas e também esperam chegar na decisão do Campeonato.
Outras equipes podem ser caracterizadas como incógnitas. O Ceilandense mostrou durante os amistosos que seu elenco, formado por atletas que estavam fora dos holofotes, podem surpreender durante a competição. Mesma coisa para o SESP Samambaense, que aposta nos atletas da cidade para conquistar o acesso.
Capital, CFZ e Legião por outro lado decidiram apostar na garotada e somente com bola rolando é que se poderá tirar alguma conclusão. Destaque para o Leão Branco que conta com o técnico Marquinhos Carioca, atual campeão da Divisão de Acesso pelo Bolamense. Mas quem conhece o futebol candango, sabe que favoritismo não entra em campo.
Acompanhe abaixo a programação dos jogos da primeira rodada do Campeonato Candango da Segunda Divisão de 2018. Duas partidas terão transmissão ao vivo: CFZ x Taguatinga será transmitido pela TV União (Canal 51 UHF e 11.1 Virtual) e Cruzeiro x Botafogo pela equipe DF Sports (via Facebook):
- CFZ x Taguatinga (10:00, Serra do Lago – Luziânia)(Transmissão ao vivo TV União);
- Planaltina EC x Brasília (15:00, Diogão – Formosa);
- Cruzeiro-DF x Botafogo-DF (15:00, Luiz Alfredo – Novo Gama) (Transmissão ao vivo DF Sports);
- Ceilandense x Capital (15:30 – Abadião, Ceilândia);
- Legião x SESP/Samambaense (15:30 – Bezerrão, Gama);
- Folga: Brazlândia
Por Marcelo Gonçalo