Série D: Brasiliense sobra, garante vitória e traz boa vantagem na bagagem
A segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024 teve início na tarde deste sábado. E com ela o Brasiliense se apresentou como o único clube representante do Distrito Federal, uma vez que o Real Brasília não avançou na competição. No acanhado campo capixaba do Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco-ES, o Jacaré fez valer a maior qualidade técnica e venceu por 2 x 0 e garantiu maior tranquilidade para o jogo da volta.
Primeiro Tempo
Com dificuldades para criar jogadas devido o mal estado do gramado e as dimensões comprimidas, ambas as equipes nada fizeram até os 15 minutos do primeiro tempo. Até que o capitão amarelo, Nenê Bonilha, experimentou um chute da intermediária, para a excelente defesa do goleiro do Real, espalmando a escanteio.
Mas o duelo não era atrativo ao bom público que compareceu às arquibancadas do estádio. O time mandante não tinha forças de chegar com perigo ao ataque. Deste modo, os candangos tiraram proveito e tiveram nova oportunidade, aos 33 minutos. Após receber passe na medida, o centroavante Patrick ficou em excelente condição, mas errou no arremate, mandando pela linha de fundo.
Assim, o gol inaugural da partida veio dos visitantes. Aos 38 minutos, o camisa dois Netinho cobrou o lateral dentro da área, a defesa tentou afastar, mas João Santos estava atento e concluiu de primeira para fazer um belo gol. Com inteiro domínio da etapa inicial do confronto, o Brasiliense foi para o intervale com a vantegem.
Segundo Tempo
Os 45 minutos finais vieram com o Jacaré tomando a iniciativa. Em jogada de velocidade, antes do cronômetro fazer seu primeiro giro, o atacante Patrick chutou cruzando, dando trabalho ao arqueiro adversário, que praticou a defesa. Instantes depois o meia Nenê Bonilha cobrou falta de longa distância e acertou o ângulo do goleiro Neguet: Brasiliense 2 x 0.
Porém, o Merengue Capixaba tentou esboçar uma reação e, aos 10 minutos, Juninho invadiu a área e bateu forte, mas Matheus Kayser praticou defesa segura, salvando a equipe amarela de levar o primeiro gol. Aos 25’ o centroavante Piauí assustou outra vez o goleiro visitante, ao cabecear rente ao travessão. Mas quando estava melhor no jogo, o Real Noroeste ficou com um jogador a menos, após Ferrugem levar o segundo cartão amarelo na tentativa de simular pênalti.
Enquanto a equipe do DF apenas administrava o resultado, o time do Espírito Santo partiu na base do tudo ou nada, a fim de minimizar o prejuízo. Aos 37 minutos Rômulo aproveitou bate e rebate e arrematou para Matheus Kayser, já caído, espalmar para o tiro de canto. E ficou por isso memo o score do embate no interior capixaba.
No próximo fim de semana, mais precisamente no domingo (04/08), às 15h30, Brasiliense e Real Noroeste se encontram pela partida de volta da segunda fase do Brasileirão da Série D 2024. Pelo placar construído, o Jacaré pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, avança no certame. Já os capixabas precisam triunfar por três ou mais tentos. Dois de vantagem para o Merengue leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Ficha técnica
REAL NOROESTE-ES 0X2 BRASILIENSE
Campeonato Brasileiro Série D, segunda fase, 1ª rodada
Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, Barra de São Francisco-ES, 27/07, 16h
Público: Não Divulgado
Renda: Não Divulgado
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães – CE
Assistente 1: Francisco Marcondes Mendes Simão – CE
Assistente 2: Yuri Rodrigues Cunha – CE
4º árbitro: Rafael Lourenço de Oliveira – ES
Analista de campo: Devarly Lira do Rosário – ES
Real Noroeste-ES
Neguet; Ângelo (Ryan), F. Ferreira, Rômulo e Arlen; Salvador, Djavan (Ferrugem) e Robert (Renatinho); Juninho (Caxito), Vitinho (Felipe Alves) e Piauí
Técnico: Duzinho
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Djavan, Juninho e Rômulo
Cartões vermelhos: Ferrugem
Brasiliense
Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Márcio Duarte; Gabriel Galhardo (Dudu), Tarta (Aldo), Nenê Bonilha (Lila) e João Santos (Romário); Joãozinho (Ian Carlos) e Patrick
Técnico: Luís Carlos Winck
Gols: João Santos (38’ – 1º T) e Nenê Bonilha (3’ – 2º T)
Cartões amarelos: Gabriel Galhardo e Nenê Bonilha
Cartões vermelhos: Não houve
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.