Sonhando com a primeira final, Paranoá e Real Brasília abrem semifinal
Paranoá e Real Brasília abrem, neste sábado (25), a fase semifinal do Candangão Banco BRB 2023. Os dois times fazem o primeiro jogo às 15h30, no Estádio JK. Líder da fase de classificação, o Leão do Planalto entra na disputa com vantagem do empate na soma dos placares dos dois jogos. O confronto contará com o VAR que, pela primeira vez, é utilizado na competição desde a fase semifinal.
Na atual edição do Candangão, o Paranoá tenta chegar a sua primeira decisão na primeira divisão do DF – o time foi terceiro colocado em 2005, sua melhor posição até hoje. O Real Brasília já esteve lá duas vezes, quando o time ainda se chamava Dom Pedro. Na atual gestão e sob o novo nome, também seria a primeira final do Real.
A partida terá presença de torcida única, em cumprimento a laudo da PMDF para o Estádio JK. O ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Farmanossa do Paranoá e na bilheteria do estádio no dia do jogo. O preço da entrada é R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira). O jogo terá transmissão da Eleven Sports e da TV Câmara Distrital.
Até hoje, as duas equipes se enfrentaram apenas quatro vezes, com ampla vantagem para o Real Brasília, que venceu três jogos. Na outra partida, a primeira da história entre os times, a Cobra Sucuri saiu com a vitória.
Na primeira fase do campeonato, ambos se enfrentaram na oitava rodada. O Real Brasília venceu por 3 a 1 e garantiu a classificação antecipada para a semifinal naquela ocasião. Gabriel Lima, Uederson e Igor Feijão marcaram para o Leão. Daniel Guerreiro descontou para o Paranoá.
Paranoá
O Paranoá está de volta aos quatro primeiros do Candangão pela primeira vez desde 2005. Apesar de uma primeira fase irregular e com dificuldades no setor defensivo, o time conquistou a vaga na semifinal após grande virada contra o Samambaia. Willian Junior, com três assistências, e Lucas Victor, artilheiro do time mesmo começando a maioria dos jogos no banco, são os principais destaques até aqui.
À frente do único time do campeonato a sofrer gols em todos os jogos da fase de classificação, o técnico Luis Carlos precisará corrigir sua defesa para evitar que sua meta volte a ser vazada.
Com Filipe Werley suspenso, o treinador pode promover a estreia de Luis Menezes, recém-chegado ao clube. O restante do time deve ser o mesmo que começou a partida contra o Samambaia na última rodada da primeira fase. Lucas Victor pode aparecer como surpresa.
Real Brasília
Líder da primeira fase e único time a garantir vaga na semifinal com antecedência, o Real Brasília faz campanha que surpreende a muitos. A defesa menos vazada do campeonato (ao lado do Gama) é uma das principais armas dos Leões do Planalto.
O jogo coletivo tem sido o grande destaque do time, com os gols e assistências distribuídos por vários atletas do elenco. Individualmente, o zagueiro Josué, ou Jô, e o meia-atacante Uederson surgem como os principais nomes da equipe.
O técnico Gerson Ramos poupou seus jogadores pendurados na nona rodada contra o Santa Maria e, portanto, deve ter o time completo à sua disposição para a partida de ida da semifinal.
Ficha técnica
PARANOÁ X REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango, semifinal, jogo de ida
Estádio JK, Paranoá – 25/03, 15h30
Árbitro: Sávio Sampaio (FIFA);
Assistente 1: Daniel Henrique;
Assistente 2: Matheus Henrique;
Quarto Árbitro: Matheus Moraes;
Inspetor: Geufran Oliveira;
Árbitro de Vídeo: Maguielson Lima;
Assistente VAR: Ciro Chaban.
Provável Paranoá
Matheus Damasceno; João Carlos, Dedé, Medeiros e Felipe Assis; André, Luiz Meneses, Willian Jr e Vitor Junior; Vandinho (Lucas Victor) e Daniel Guerreiro.
Técnico: Luis Carlos Souza
Provável Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Josué, Hyago e Gabriel Lima; Thiago Ulisses, Obina e Guilherme; Uederson, Marcos Paulo e Matheus Jesus.
Técnico: Gérson Ramos