Sorteio define jogos dos times do Distrito Federal na Copa do Brasil
O caminho das equipes do Distrito Federal foi decidido nesta quarta (8), em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no auditório da entidade, no Rio de Janeiro. Nesse ano, a competição estará financeiramente ainda mais atrativa: já na primeira fase, as equipes do Distrito Federal passam a receber 750 mil reais – um bom acréscimo, já que no ano passado o valor era de 620 mil reais.
A previsão é de que os jogos comecem em 22 de fevereiro, e ao todo serão 40 partidas na primeira fase. Na primeira e segunda fase, os times jogam partidas únicas, sendo que na primeira os melhores ranqueados jogam fora de casa com a vantagem do empate. Em seguida, o mando de campo será sorteado.
O Brasiliense, atual campeão candango, enfrentará o Athletic-MG, que foi campeão do interior mineiro no passado, e assim garantiu a vaga. O jogo será em Minas Gerais e o Jacaré terá a vantagem do empate. Quem passar desse confronto enfrentará Botafogo-RJ ou Sergipe-SE na fase seguinte.
Em 2022, a equipe chegou até a terceira fase. Primeiro empatou com o Humaitá-AC por 2 a 2 e conseguiu a classificação, depois empatou com o Globo-RN por 1 a 1 e, nos pênaltis, venceu por 4 a 1, avançando de fase. Mas parou por ai, pois acabou enfrentando o Atlético-MG, perdendo por 3 a 0 na ida e 1 a 0 na volta.
Já o Ceilândia, vice campeão candango, enfrentará o Santos, campeão da Copa do Brasil em 2010 e vice em 2015. O jogo acontecerá no Distrito Federal e o time paulista tem a vantagem do empate . Em 2022, a equipe fez história e chegou também até a terceira fase. Na fase inicial, a equipe venceu o Londrina em casa por 2 a 0, e depois venceu o Avaí, que estava na primeira divisão nacional, por 2 a 1. Já na terceira fase, acabou caindo para o Botafogo-RJ, perdendo por 3 a 0 nos dois jogos.