O Real Brasília feminino é o atual tricampeão do Candangão Feminino, e um dos segredos do sucesso está na boa defesa ao longo desses anos. E nesse quesito, um profissional tem se destacado muito no time, o preparador de goleiros Osmair Gonzaga, nome histórico do futebol candango e que está com as meninas desde 2019
Sua carreira começou no Goiás, ainda pelo Juvenil, e jogou com grandes nomes do futebol como Dill e Fernandão. Logo em seguida passou por vários clubes, chegando em 1999 na capital federal, onde atuou primeiro pelo Dom Pedro, sendo vice-campeão candango. Desde então, passou por diversos clubes do DF, como Gama, Brasiliense, Sobradinho, Ceilândia, Luziânia, Botafogo-DF, Ceilandense, Brasília e Santa Maria, nesse último encerrando sua carreira, em 2013.
Mas Osmair queria mais que a vitoriosa carreira nos gramados como jogador, onde foi por várias vezes campeão estadual, e decidiu realizar um sonho, ser preparador de goleiros. Seu trabalho começou com o Brasília, em 2013, onde trabalhou com os goleiros da base que foram para a Copa São Paulo. O time fez uma excelente campanha e só foi eliminado nas quartas de final. De lá pra cá, ele trabalhou no Sobradinho em 2014, voltou ao Brasília em 2015 e foi novamente pro Sobradinho, onde ficou até 2018, conquistando o título do Candangão daquele ano com a equipe.
Real Brasília e o sucesso no feminino
Osmair chegou ao Real Brasília logo após o título do Candangão 2018, a convite de um diretor que ele conhecia bem, Pedro Ayub, com quem jogou junto no Brasiliense. Ele então assumiu a preparação das goleiras do feminino, e tem um currículo vitorioso até aqui nas Leoasdo Planalto, vencendo por três vezes seguidas o Candangão Feminino, além de conquistar e ainda conseguiu o acesso para a elite do futebol feminino

A goleira Flávia Guedes, que esteve em todas essas conquistas com o treinador de goleiras, falou com o DF Sports+ sobre os treinamentos e a importância de Osmair na sua carreira. “Ele é um treinador incrível. Estou trabalhando com ele desde 2019 e tive uma evolução muito grande graças aos seus treinamentos. Eu gosto da metodologia de treino dele, tudo que treinamos é voltado pro jogo. A percepção que ele tem é bem diferente. Ele tem o timing muito bom da intensidade dos treinos e do que passar pra gente, passando muita confiança, isso me ajuda até mesmo a ir mais leve para os jogos”, afirmou.