Taguatinga ressurge e manda o adversário para a zona de rebaixamento
Na tarde deste sábado (4), Taguatinga e Santa Maria se enfrentaram no Serejão em busca de um respiro. Com ambas as equipes na parte de baixo da tabela, a vitória era mais que necessária para ambas. Melhor para o Taguatinga, que conseguiu aproveitar as chances na segunda etapa e venceu, fugindo da zona de rebaixamento.
Mais uma vez, o destaque da partida foi o atacante Maranhão, que marcou dois gols, chegou a oito no Candangão e virou o artilheiro isolado. Matheus Barboza, do Samambaia, vem logo atrás, com sete.
Agora começa a preparação para as próximas duas rodadas, as últimas da primeira fase do Candangão 2023. No sábado (8), o Taguatinga visita o Brasília em jogo marcado para o Mané Garrincha, às 15h. Já o Santinha recebe o Brasiliense no Serra do Lago no dia seguinte, às 15h30.
Primeiro tempo
O jogo começou corrido. Enquanto o Santa Maria tentava chegar com a velocidade nas pontas, o Taguatinga buscava longos lançamentos em contra-ataques, e chegou a assustar o goleiro Jhonny em algumas oportunidades.
Ambas as defesas estavam bem postadas e não queriam correr riscos, por isso, a qualquer perigo, mandavam a bola para escanteio. Somente na primeira etapa foram 11. Mas os cruzamentos seguiam não sendo bem aproveitados.
Apesar de chegar mais e ter as melhores chances no ataque, o Taguatinga não conseguiu transformar essas chances em gol. No último lance do primeiro tempo, o Santa Maria também teve a chance de marcar, sem sucesso. Em entrevista concedida no intervalo, o técnico Marçal afirmou que a equipe seguiria com a mesma dinâmica, e que a bola não entrou por mínimos detalhes.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o Santa Maria precisou fazer substituições. Com o forte calor que fez nessa tarde, Élber passou mal e chegou a receber atendimento médico em ambulância no intervalo. Então, Watthimen entrou em seu lugar. Aos 5′, a bola sobrou para o Fiapo, que também entrara há pouco, que finalizou em uma tentativa de voleio, obrigando Batista a fazer uma linda defesa.
Anderson cometeu pênalti e, aos 13’, Maranhão converteu, colocando o Taguatinga na frente. No minuto seguinte, Watthimen chegou a balançar as redes, mas estava em posição irregular. A bola rolava em velocidade, com ambas as equipes chegando bem ao ataque.
Maranhão teve a chance de fazer o segundo, mas dessa vez, Johnny apareceu bem para fazer grande defesa. Mas não demorou muito para o camisa 11 do Taguatinga aparecer bem, chutar cruzado e estufar as redes: 2×0 Taguatinga. Aos 32′, ele tentou repetir a jogada, dessa vez, sem sucesso.
Em novo ataque do Santa Maria, Fabinho Cambalhota ignorou a bandeira levantada e finalizou para o fundo das redes, mas o gol foi anulado. Aos 42’, em escanteio, o Santa Maria teve a chance de diminuir, mas a defesa azul conseguiu cortar no segundo pau e mandar para a linha de fundo.
Nolasco recebeu a bola do Henrique, de frente para o gol, e encheu o pé para fazer um golaço: 3×0 Taguatinga aos 44 da segunda etapa. Dois minutos depois, quando o jogo já parecia definido, Igor Feijão foi deslocado dentro da área e o pênalti foi marcado. Ele mesmo, aos 47′, fez o gol de honra do Santinha.
No último lance do jogo, Lucas Caetano achou um espaço na defesa e, da entrada da área, bateu rasteiro, mas Batista salvou o que seria o segundo gol do Santa Maria.
Ficha técnica
TAGUATINGA 3×1 SANTA MARIA
Campeonato Candango, primeira fase, 7ª rodada
Estádio Serejão, Taguatinga-DF, 04/03/2023, 15h30
Público: 59 pessoas
Renda: R$ 995
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade
Assistente 2: Christofer Souza Valeriano
4º árbitro: Maricleber Cardoso de Gois
Inspetor: Raimundo Nonato Lopo de Abreu
Delegado: Pedro Masseno Ferreira
Taguatinga
Batista; Denilson, Daniel, Jeffão e Leozinho (Raykart); Evanilson (Lyncom), Hugo e Júlio Cesar; Nolasco, Argentino (Henrique) e Maranhão (Dedé)
Técnico: Edmilson Marçal
Cartões amarelos: Daniel; Evanilson; Júlio César
Gol: Maranhão (13′ e 26′ 2T), Nolasco (45′ 2T)
Santa Maria
Johnny; Paulinho, Anderson, Lídio e Lucas Caetano; Marcão, Renato Xavier (Arthur) e Élber (Watthimen); Thiago Magno (Feijão), Ivamar (Fiapo) e Américo (F. Cambalhota).
Técnico: Victor Santana
Cartões amarelos: Paulinho; Anderson; Américo
Gol: Feijão (48′ 2T)