No próximo mês de agosto, a equipe de futebol do Clube dos Bombeiros do Distrito Federal irá participar pela segunda vez consecutiva da World Police and Fire Games (WPFG) – Jogos Mundiais de Polícias e Bombeiros. O torneio acontece a cada dois anos em países diferentes e a cidade-sede este ano é Chengdu, na China. Os candangos buscam patrocínio para custear os gastos com viagens, hospedagens e afins.
A delegação é formada por 20 atletas, mais dois integrantes da comissão técnica. Em entrevista ao DF Sports+, o treinador Major Lourival contou um pouco sobre a trajetória do time no mundial. “Em Los Angeles-EUA, em 2017, nós ficamos em quarto lugar no mundial mesmo sem conhecer melhor nossos atletas, porque foi tudo muito rápido. Eu havia assumido a equipe ao apagar das luzes. Mas desta vez nós estamos treinando om o intuito de ir até a final”, projeta Lourival.
Treinos de madrugada
Faltando pouco menos de dois meses para o embarque à Chengdu, a comissão técnica já adapta os treinos dos atletas. Adaptação com o fuso horário é uma preocupação. “Com base nos cursos que eu já fiz, nosso organismo demora 21 dias para se ambientar com a nova rotina. Então, nossos treinos serão sempre às madrugadas, que é exatamente o horário que iremos treinar devido ao fuso. Quando estivermos lá nosso pessoal já vai estar afiado”, acredita o Major.
O meia atacante Rangel Reis fala da dificuldade horária. “Vai ser difícil acordar a essa hora e ir treinar, mas teremos que fazer esse sacrifício para chegarmos adaptados ao fuso horário. Queremos ser campeões e dar esse título para Brasília”, afirmou o atleta.
Segundo o técnico Lourival, alguns atletas estão fazendo serviço voluntário para conseguir custear a viagem. Nisso se dá a importância de a equipe ter um patrocínio. “É complicado. Muitos jogadores preferem trabalhar durante o período de treino para poder arcar com os custos da viagem do que propriamente treinar”, lamenta o treinador. “As dificuldades existem, mas o foco e a determinação da entidade são grandes. Isso faz com que a
persistência esteja sempre presente”, completa.
O WPFG é a segunda maior competição do mundo em número de atletas participantes, sendo superada apenas pelas Olimpíadas. Os atletas são policiais e bombeiros de mais de 70 países, que se dividem em mais de 60 esportes. Para mais informações, acesse o site oficial do Clube dos Bombeiros.