Top 6 do tênis de mesa é convocado para seletiva da Seleção Brasileira

Foto: Divulgação/Fitpong

O que começou como um hobby na infância, virou coisa séria para Pedro Fortuna, de apenas 17 anos. O morador da Asa Norte é o sexto colocado no ranking nacional do tênis de mesa na categoria juvenil. O destaque do jovem tenista rendeu uma convocação para a Seletiva Olímpica de Jovens, que escolhe os atletas para a Seleção Brasileira da categoria.

Com 12 anos, Pedro começou a praticar o esporte que ele aprendeu a amar e se dedicar diariamente. “Eu comecei a brincar nas escolas. Comecei a pesquisar, encontrei a Fitpong e resolvi fazer uma aula experimental para testar. Fui assistindo vídeos de jogadores profissionais e queria fazer aquilo que eu via”.

Em agosto de 2018, ele começou a praticar o tênis de mesa pela Fitpong, academia de tênis de mesa. A primeira competição do garoto foi a Copa do Brasil de 2019. Apesar de o resultado não ser o esperado, Fortuna disse que o campeonato foi a “chama” para se aprofundar de vez nos treinos. Depois do campeonato, ele foi chamado para o grupo perfomance, que é voltado para quem busca competir.

Desafios da pandemia

Com bom ritmo nos treinos, o período da pandemia começou e atrapalhou a sua evolução. A rotina de treinamentos retornou em agosto de 2020, mas com várias restrições e incertezas em relação ao que estaria por vir. Houve a confirmação do Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, e lá, com mais dois atletas, Pedro conseguiu ser campeão da categoria absoluto D.

Apesar do título, o jovem tenista confessou que no ano seguinte, em 2021, foi um ano complicado para ele. Mesmo com as dificuldades, ele e a equipe da Fitpong começaram a ser reconhecidos nacionalmente. “Eu não estava conseguindo dar o meu melhor, mas crescemos bastante e batemos de frente com os melhores time, como jogadores de São Caetano do Sul.”

Neste mesmo ano, Pedro conseguiu ter um jogo que ele considera o mais marcante da sua curta carreira. Em setembro de 2021, em Uberlândia-MG, ele venceu Davi Fuji, que é tenista de mesa da Seleção Brasileira mirim. “Foi a partida que mais me marcou, pois a partir dali conseguimos uma moral”,

Ano mágico

Com certa experiência na modalidade, o estudante do Ensino Médio conseguiu ser recompensado com todo seu esforço em 2022. Segundo Pedro, foi o ano em que ele mais treinou e se dedicou. O jovem terminou em sexto no ranking brasileiro juvenil, o que o fez ser convocado para a Seletiva Nacional Olímpica de jovens. Com o sucesso, o jovem até ganhou o patrocínio da Casa Kaizen.

Seletiva

Em São Paulo, a Seletiva Nacional será disputada do dia 26 a 28. Em busca de uma vaga na Seleção Brasileira, Pedro irá competir pela categoria sub-19 contra outros 15 atletas. Além dele, o atleta Guilherme Araujo também foi selecionado para a disputa.

Eu vou jogar para dar o meu melhor. Acredito que eu posso sim travar bons jogos. É muito difícil conseguir uma vaga ali porque o nível é realmente muito alto, mas eu vou lutar. Tenho fé que podemos conseguir um bom resultado.”
Pedro Fortuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *