Três times representam o DF na Copa do Brasil de Fut 7

Arte: Divulgação

Na próxima quarta-feira (7), a bola começa a rolar para uma das maiores competições de futebol 7 do país, a Copa do Brasil de Fut 7. A competição é organizada pela Futebol 7 Brasil, entidade filiada a Federação Internacional da modalidade. Três times de Brasília disputaram a competição: Guará E.C, Letrados DF e Santa Fé FC.

O torneio será disputado por 40 clubes na Arena Futebol 7, em Guaratiba, e no Centro de Futebol Zico (CFZ), ambas no Rio de Janeiro. A competição terá seus jogos transmitidos pela F7 TV Play e também terá alguns televisionados pelo SporTV.

A fórmula de disputa da Copa do Brasil terá 10 grupos com quatro times cada, onde os três melhores colocados avançarão para a segunda fase. Entre as 30 equipes classificadas, as duas melhores no geral se classificam direto para as oitavas de final.

No dia 7, a partida de abertura será entre o Resenha-PI, time do ex-jogador Thiago Neves, contra o Botafogo-RJ. No dia 8 e 9, serão disputadas todas as partidas da primeira fase da competição. No dia 10, os times qualificados para a 2ª fase e as oitavas de final entrarão em quadra. No último dia de competições serão realizados os confrontos de quartas de final, e então conheceremos os finalistas. A decisão do torneio só acontece em agosto, com a Futebol 7 Brasil custeando a viagem dos dois times.

Equipes brasilienses

Guará

O Guará surgiu no ano passado, quando Mateus Leite e Pablo Henrique formaram a equipe para a disputa do Brasiliense de Futebol 7, e terminaram em 5° lugar, garantindo vaga para a Copa do Brasil. Depois do sucesso inicial, Reryel Lopes, Athos Barbosa e Dalyon se tornaram membros da diretoria, o que fez com o que a equipe sonhasse com coisas maiores, sendo o principal deles a disputa nacional.

Mateus, o treinador, revelou que o time encontrou muita dificuldade em conseguir apoio das empresas em Brasília para parcerias, o que fez com que os gastos com a competição precisassem ser divididos entre os membros da diretoria.

O grupo do Guará é um dos mais fortes da Copa do Brasil, com a presença do Resenha-PI, Botafogo-RJ e Pinheiros-PR. Mesmo com adversários difíceis, Mateus acredita que a equipe pode dar trabalho e mostrar a força do DF na modalidade.

Sobre a competição em si, a expectativa é muito boa, o elenco é recheado de jovens promissores, com muita qualidade, o time é pautado pela intensidade e pelo controle do jogo através da posse de bola, e a expectativa é que possamos competir de igual pra igual com equipes maiores no cenário nacional em busca da classificação e do avanço nas fases da competição. Nosso grupo é muito forte, mas nós também temos um elenco muito qualificado e vamos pra cima em busca da melhor posição possível na competição, para mostrar pro Brasil inteiro que o DF pode perfilar nas cabeças da categoria no cenário nacional.
Mateus Leite, treinador do Guará

A equipe do Guará contará com a presença do goleiro Luan Carlos, que disputou o último Candangão pelo Brasília, além de outros destaques do futebol 7 candango:

  • Pablo Henrique (G)
  • Luan Carlos (G)
  • Arisney Pereira
  • Laércio Henrique
  • Lucas Pedroza
  • Lucas Ferreira
  • Matheus Silva
  • Wallisson Pires
  • Arthur Farias
  • Marco Pollo
  • Reryel Lopes
  • Felipe Sá
  • Lucas Pinheiro
  • Paulo Cezar
  • Rômulo Zelaya
  • Mateus Leite (Treinador)
  • George Maycon (Auxiliar)
  • Athos Barbosa (Presidente)

Letrados

Natural da RA de São Sebastião, o Letrados ingressou na modalidade em 2021. Encabeçado pelo treinador Jiló, o projeto vem rendendo frutos e a equipe chegou a disputar a Nordeste Cup da categoria, quando conseguiram chegar até a repescagem.

Na última semana, o Letrados teve um contratempo em relação ao Compete Brasília. Estava tudo certo para que o programa da Secretaria de Esportes e Lazer do GDF disponibilizasse o ônibus para a viagem, mas foram informados que não seria possível pelo fato da documentação não ter sido enviada no prazo certo. Assim, os jogadores se mobilizaram e vão para o Rio de Janeiro nos seus veículos próprios. “Quando se deu o prazo, estávamos competindo em Teresina. Essa situação acabou fazendo com que alguns membros da equipe desistissem, até por questão de segurança”, explicou Jiló.

O time terá adversários tradicionais no Grupo C que tem Ponte Preta-SP, Maringá-PR e BR Samor-ES. Apesar das dificuldades, o Letrados espera fazer uma grande campanha e mostrar o talento dos jogadores de São Sebastião.

“Vamos procurar chegar bem, com a cabeça no lugar. Usar toda essa dificuldade como combustível para agregar cada vez mais a qualidade da equipe. Nossa equipe é nova nessa modalidade, mas a gente vem do campão há algum tempo. Não desanimamos com isso e vamos em busca de representar bem São Sebastião e o DF, unidos também com os times do Guará e Santa Fé”, analisou o técnico Jiló, que mesmo com o grupo reduzido, almeja chegar na final.

Santa Fé

Time da Expansão do Setor O, na Ceilândia, o Santa Fé FC tinha a presença incerta devido, por conta das condições financeiras. A equipe chegou a realizar uma rifa para tentar custear a ida para o Rio de Janeiro, mas através do Programa Compete Brasília, conseguiu os valores necessários.

No Grupo E do torneio, o Santa Fé duelará contra o SA Betesporte (PE), Rio São Paulo (RJ) e Estudiantes (ES). Raphael Souza, técnico do representante ceilandense, falou da expectativa para o torneio. “Nosso intuito é realmente estar buscando essa visibilidade a nível nacional. Em Brasília, a gente sabe que já tem alguns times que buscam isso, mas a gente não quer ser só mais um, nosso intuito é chegar e fixar nosso nome no cenário nacional”

O elenco do Santa Fé está formado e fazendo a preparação no Centro Olímpico da Samambaia. O time conta com a presença de alguns destaques do futebol 7 local. Através do seu Instagram, a equipe divulgou todos os nomes de atletas, comissão técnica e diretoria.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *