Por Haland Guilarde
Foto: Agência Brasília
Foi realizada no ginásio Nilson Nelson, no início desta noite (16) a abertura dos Jogos Escolares da Juventude. A maior competição nível interescolar do país terá o Distrito Federal como palco principal de hoje até 25 de novembro. Ao todo, 3.500 atletas entre 15 e 17 anos desfilarão seus talentos pelas quadras, campos, pistas, piscinas, entre outros pisos esportivos da capital brasileira.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento inaugural. Entre os quais estavam o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley; o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, além da secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros.
Após as apresentações de espetáculos artísticos, o grupo Patubatê executou o Hino Nacional de uma forma bem diferente e descontraída. Após as formalidades, veio a cerimônia do revezamento da tocha, que foi carregada pelos seguintes embaixadores: Caio Bonfim (atletismo), Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Fabiana Silva (badminton), Henrique Avancini (ciclismo), Francielly Pereira (ginástica rítmica), Erika Miranda (judô), Laís Nunes (lutas), Joanna Maranhão (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Emanuel Rêgo (vôlei de praia).
Para o campeão olímpico nas areias, os Jogos escolares da juventude têm importância primordial para a formação de novos talentos no país. “É primordial cuidar dessa formação nessa idade. Eles agora estão se espelhando em exemplos e essa é a missão de um embaixador, tentar passar um bom exemplo do que é uma careira de sucesso e muitos aqui, daqui a alguns anos possam ser atletas de seleção brasileira e espero que consigam através dos Jogos Escolares da Juventude”, comentou Emanuel Rêgo.
Para a secretária Leila Barros, o momento é de pensarmos em reerguer a moral do esporte. “É um momento de reflexão e o esporte é o caminho. Quando a gente pensa em cidadania, inegavelmente nós pensamos na Educação, no Esporte e na Cultura, para a gente reduzir vários quadros que estão extremamente negativos dentro da nossa política e dentro da realidade dos jovens da nossa cidade. Agradeço muito ao governador (Rodrigo Rollemberg) a oportunidade e o discernimento de colocar na Pasta uma pessoa que viveu isso aqui. Eu sei que os Jogos Escolares da juventude é muito mais que formar super-homens e mulheres. Isso é o que você está vendo, cidadania, interação”, exclamou.
As disputas serão basicamente disputadas das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Ao toso, 14 modalidades estarão no cronograma de competições, confira quais são: atletismo, Badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A delegação do DF contará com 162 atletas participantes.
Para acompanhar o cronograma das competições basta acessar o link e conferir no portal da Agência Brasília: https://goo.gl/7HNw4i