O Universo/Brasília conquistou, na noite desta quinta-feira, a sétima vitória no NBB 11. Jogando em casa, no Ginásio da ASCEB, o time da capital federal superou os catarinenses por 98 a 90 e se consolidou no G12, o grupo das equipes que se classificam à fase de playoffs do NBB 11. O cestinha do Universo/Brasília no triunfo foi o ala Arthur, autor de 21 pontos. Além dele, o pivô Windi Graterol também se destacou, anotando 19 pontos e apanhando cinco rebotes.

O jogo começou com as duas equipes se alternando na liderança do placar. Mesmo com as jogadas de pick and roll funcionando quase à perfeição, graças à dupla formada por Nezinho e Graterol, o Universo/Brasília não conseguiu tomar as rédeas da partida. Ao todo, foram três assistências do camisa 23, que ajudaram o pivô venezuelano a anotar nada menos que oito pontos nos dez minutos iniciais, ajudando os donos da casa a se manterem próximos dos visitantes, que terminaram o primeiro quarto à frente por 29 a 23.

No segundo quarto, o Universo/Brasília conseguiu imprimir um impressionante ritmo defensivo. Com os ajustes em quadra, os donos da casa tomaram a dianteira da partida, mesmo com o rodízio de atletas proposto pelo técnico André Germano. Em um lance de pura raça, o armador Pedrinho Rava tentou salvar uma bola no fundo de quadra escorregou e se chocou contra o carrinho de bebidas do time do Joinville. Depois de alguns instantes, o atleta se levantou e, apesar de algumas escoriações, conseguiu prosseguir normalmente no jogo. Passado o susto, o Universo/Brasília terminou o primeiro tempo vencendo por 45 a 40.

Na volta do intervalo, o jogo ganhou em emoção. As defesas não foram tão efetivas e o que se viu em quadra foi um verdadeiro festival de bolas de três pontos. Ao todo, foram sete tiros certeiros do perímetro, quatro dos brasilienses e três dos catarinenses. Inspirado, o ala Arthur anotou 10 pontos, em dez tentados, ajudando o Universo/Brasília a terminar o terceiro período à frente por 75 a 67.

A vantagem conquistada no decorrer da partida permitiu ao Universo/Brasília testar algumas formações táticas diferentes. O Joinville ainda tentou resistir na partida, mas, empurrados pela torcida, os donos da casa conseguiram impedir que os catarinenses encostassem no placar, fechando o jogo com vitória por 98 a 90.

“Foi uma vitória muito importante, diante de um adversário direto na classificação. Nosso time pecou na defesa em alguns momentos e temos muito o que trabalhar ainda nesse aspecto para conseguirmos alcançar o que almejamos na competição”, sintetizou o técnico André Germano.

“Fizemos um grande jogo. Fazia muito tempo que não conseguíamos uma atuação como a de hoje, com o time todo atuando bem, pontuando bem. É uma vitória importante, contra um adversário direto na competição, que nos coloca em uma boa posição na tabela de classificação”, celebrou o ala Arthur, cestinha do Universo/Brasília no confronto.

O próximo compromisso do Universo/Brasília é fora de casa. No dia 7 de março, o time brasiliense vai até o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Vasco da Gama, no Ginásio de São Januário. A partida, que terá transmissão ao vivo por meio do Facebook do NBB, terá início às 19h.

Com informações da assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *