Começa neste domingo (20), a 22ª edição da principal competição de futebol feminino no Distrito Federal. O Candangão Feminino teve sua primeira disputa no ano de 1997, no qual o extinto Flamengo Tiradentes sagrou-se campeão. De lá para cá, um total de 11 equipes diferentes levantaram a taça, onde o tradicional Cresspom está na liderança do quadro de vencedores da competição, com seis canecos conquistados. Logo atrás estão CFZ Brasília, com quatro taças, Ascoop e Minas Icesp com dois troféus.

A edição de 2018 contará com cinco equipes disputando o troféu de campeão. Aquela que alcançar a glória do maior título local para clubes femininos no cenário do DF, estará classificada para disputar a seletiva em busca de uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série A2.

Na primeira fase da competição, todas as equipes jogam entre si em turno único, sendo que cada clube tem uma rodada de folga. Os 4 melhores colocados se classificam para a fase semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, de maneira que o quarto colocado da classificação geral enfrenta o primeiro, e o terceiro desafia o segundo melhor posicionado. Os vencedores destas partidas avançam à fase final para a disputa do título, em ida e volta.

As Equipes Participantes:

SOCIEDADE ESPORTIVA DO GAMA

Fundação: 15 de novembro de 1975

Melhor Campanha no Candangão: 3° Lugar (2016) e 4° (2017)

Posição em 2017: 4° Lugar

Elenco Atual

Goleiras: Ludmila e Juliana;

zagueiras: Carol, Karina, Emanuelle e Jéssica Codó;

laterais: Jheniffer, Dricka, Ane, Thayná e Jéssica;

volantes: Milena e Janaína;

meias: Luciana e Bruna;

atacantes: Suzy, Yasmin, Cláudia, Elaine e Amanda.

Análise: A equipe alviverde vem em busca de sua primeira conquista da competição. Apesar de não possuir o caneco de maior campeão candango na modalidade feminina, o Periquito possui forte tradição em outras competições Brasil afora. No início de 2018, o clube ergueu a taça de campeão da AFP Interclubes Internacional, competição realizada em Paranapanema-SP. Além disso, o treinador Célio Lino espera contar com alguns reforços para a disputa do certame e tem com uma jovem e enxuta equipe para a disputa da competição.

Destaque: LUCIANA – A experiente atleta de 29 anos recebeu a faixa de capitã não por acaso. Com passagens destacadas por Vitória-BA e Cresspom, a meio campista estabeleceu-se como titular absoluta do elenco alviverde graças à liderança para com as demais companheiras de equipe. A tendência é que a atleta se destaque durante todo o campeonato.

Fique de olho: LUDMILLA – A arqueira vem como importante reforço para o Gama. Proveniente da equipe goiana do Universo, Ludmilla se destaca por ter ótimo reflexo e agilidade. No início do ano viajou com a equipe como reforço para somar em qualidade na competição disputada em Paranapanema-SP, destacando-se na posição.

Promessa: MILENA – A jovem de 14 anos é um medalhão para a equipe alviverde. Destacou-se e passou em testes para vestir a camisa do Santos-SP, mas por questões internas ainda não pôde unir-se às Sereias da Vila. Detentora de bastante qualidade técnica e habilidade com a bola, a jovem promete render um futebol vistoso.

Treinador: CÉLIO LINO – Há mais de sete anos no comando da equipe alviverde, Célio conhece bem sua equipe. Dono de um forte espírito de liderança, o ex-zagueiro e lateral de Gama, Paraná e Bulova Rangers-CHN (atual Hong Kong Rangers), o treinador tem passagens no futebol feminino em equipes como Goiânia-GO e Santa Maria. No comando do Gama, Célio chegou ao terceiro e ao quarto lugar do Candangão e conquistou vários outros títulos disputados em território nacional e, neste ano, busca sua primeira taça de maior campeão da capital.

Time Base: Ludmila; Jhenifer, Karina, Carol e Dricka; Milena, Amanda, Luciana e Bruna; Yasmin e Suzy.

SOCIEDADE ESPORTIVA SANTA MARIA

Fundação: 05 de julho de 2000.

Melhor Campanha no Candangão: estreante.

Posição em 2017: Não disputou.

Elenco Atual

Goleiras: Dabby e Thayane;

zagueiras: Alice, Ana, Dany e Faby;

laterais: Thalita, Renata, Ade, Mayra e Herikinha;

volantes: Aline Bruno, Pâmela Galega e Mel;

meias: Gaby Franja, Alessandra e Hélia;

atacantes: Jayanny, Kika, Neném, Tetê, Hérika e Batata.

Análise: O elenco da Águia do Cerrado está se preparando há mais de seis meses para o Candangão e é 90% formado por atletas que vieram do futsal e estão sendo adaptadas para o campo. Além disso, a equipe treina tanto em piso sintético, como em grama. Recebem também o apoio financeiro da diretoria da equipe masculina que colabora com a evolução da equipe feminina dentro e fora de campo.

Destaque: MAYRA – A Craque do Águia. Possuo grande habilidade com a bola, além de ser veloz, ágil e especialista em jogadas individuais.

Fique de olho: PÂMELA GALEGA – Sua principal característica é a distribuição de jogo. Sabe se posicionar em campo e está sempre participando das jogadas importantes, inclusive marcando gols.

Promessa: BATATA – Jogadora que foi revelada nas quadras da cidade de Santa Maria, possui várias conquistas e vitórias pelo clubes da região. Mostrou ótima adaptação ao campo. Pode surpreender no campeonato.

Treinador: JOSÉ DE ARIMATÉIA – O treinador executa suas funções no futebol feminino há mais de quatro anos e faz parte da comissão técnica do Santa Maria há quatro meses. Ari, como é chamado pelas atletas, vem da equipe Revelação-PE e soma forças ao Águia pela primeira vez, agora que o clube retorna ao certame depois de 7 anos de ausência.

Time Base: Thayane; Mayra, Faby, Dany e Renata; Aline, Pâmela Galega, Batata e Neném; Kika e Hérika.

MINAS BRASÍLIA FUTEBOL FEMININO – MINAS ICESP

Fundação: 2012

Melhor Campanha no Candangão: campeão (2016 e 2017)

Posição em 2017: 1º lugar

Elenco Atual

Goleiras: Kris, Mariel, Cacau, Nathália, Jovana e Gabriela;

zagueiras: Aline, Andiara, Kaká, Tatiane, Fernanda, Pâmela, Luyara e Andressa;

laterais: Midi, Laine, Jéssica, Rafaela, Marcela, Susana e Natália;

volantes: Beatriz, Mariana, Drica, Jordana, Luana, Thuane, Ana Keyla e Eliúde;

meias: Toddy, Bianca, Kátia Cilene, Ellen, Camila Pini, Geovana, Rayane e Robinha;

atacantes: Thay, Thayasa, Dani Fernandes, Bárbara, Myllena, Laissa, Thayná e Victória Albuquerque.

Análise: Favoritas ao título, “as Minas” vêm fazendo bonito no cenário nacional. Sem muitos sustos, vão construindo boa campanha na Série A2 do Brasileirão, batendo em tradicionais equipes como o Grêmio-RS e goleando por 10 gols à zero a equipe do Canindé-SP, na preliminar do Campeonato Brasileiro, no início do ano. As atuais campeãs candangas, vêm este ano com a missão de defender o título tendo como desafio o próprio calendário, onde terá que dividir o tempo de treinamento entre Campeonato Brasiliense e o nacional. O desgaste pode atrapalhar, mas o elenco do Minas é preparando e possui um bom número de peças para o decorrer da temporada.

Destaque: KRISHNA – A guarda redes da equipe verde e azul é o que podemos chamar de versátil. Além de defender as metas da equipe em campo, a atleta é responsável também por defender a equipe que atua no futsal. Somados à qualidade de Krishna como esportista, a goleira também tem a responsabilidade de cuidar das redes sociais da equipe. Definitivamente uma grande personagem da equipe.

Fique de olho: BÁRBARA – Com 17 anos de idade, a atacante é promissora. Dona de boa finalização e hábil no arremate a gol, a jovem tem o carinho de todas as suas companheiras, que lhe chamam de “novinha”. O entrosamento da atleta com as demais se faz muito importante para o planejamento da equipe.

Promessa: VICTÓRIA ALBUQUERQUE – A camisa 10 da seleção brasileira conquistou, vestindo a camisa canarinho, o Sul-Americano sub-20 neste ano e desponta para este certame como uma das grandes promessas para o futebol mundial. Além disso, a atleta já possui vasta experiência pelas competições de base defendendo a camisa da seleção. É, sem sombra de dúvidas, uma atleta a ser observada. Promissora, a habilidosa jogadora é uma das favoritas à craque do campeonato.

Treinador: SINGOL SANTOS – O treinador está bem entrosado com a equipe. Depois de convincentes apresentações pelo Brasileirão, Singol trabalhará mesclando as equipes no Candangão para manter o foco no campeonato nacional. O comandante tem a dura missão de defender o bicampeonato de sua equipe, e pode ser que tenha problemas por desgaste de atletas que disputem duas competições simultaneamente. Mas, por outro lado, o técnico possui boas peças de reposição provenientes de um elenco grande. Como provado em partidas do Brasileirão, o treinador possui a habilidade de alterar a tática da equipe e, com isso, reverter resultados adversos. Será, com certeza, uma de suas armas para vencer.

Time Base: Krishna; Laine, Andiara, Kaká e Jéssica; Deixa, Beatriz, Robinha e Victória Albuquerque; Bárbara e Laissa.

CLUBE RECREATIVO DE SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR – CRESSPOM

Fundação: 14 de setembro de 1968.

Melhor Campanha no Candangão: campeão (2007, 2009, 2011, 2012, 2014 e 2015).

Posição em 2017: Não disputou

Elenco Atual

Goleiras: Jéssica e Mariel;

zagueiras: Katú, Vivi, Tati e Natália;

laterais: Bruna, Angélica, Jajá, Belo, Sara e Raíssa;

volantes: Danúbia e Pepê Lopes;

meias: Bruna Piri, Helena e Lohraine;

atacantes: Joice, Taís, Cirlene, Rato e Vilmara.

Análise: Com uma preparação iniciada em fevereiro, o maior campeão do certame teve 90% de seu elenco reformulado. Depois de não ter participado da edição de 2017, o Cresspom quer voltar com força máxima ao Candangão. Uma das apostas do clube é na sua dupla de ataque. Joice e Cirlene estão bem entrosadas e possuem muita qualidade técnica e tática, o que é uma forte arma de gols para a equipe, além da experiência de ambas. Com outros nomes conhecidos no futebol local, a equipe vem com foco total no título para disputar a seletiva para o Brasileirão da Série A2 de 2019.

Destaque: CIRLENE –  Nove vezes artilheira do Campeonato Candango, a experiente atleta já está há mais de seis anos no Cresspom. Com passagens pelo extinto Ascoop e Duque de Caxias-RJ, Cirlene certamente é a referência da equipe.

Fique de olho: PEPÊ LOPES – Com ótimas passagens por São José-SP e por clubes da Sérvia, a volante mostra para o que veio no Cresspom quando se refere a si mesma como “uma atleta que joga para fazer história”. Com bom posicionamento dentro de campo, Pepê pode vir a ser um dos grandes nomes da equipe na competição.

Promessa: JOICE – Há dois anos na equipe, a jovem acumula passagens por Botucatu-SP e São Vicente-SP. Possui boa finalização e sabe se posicionar bem dentro da grande área. Um verdadeiro perigo para a defesa adversária. Uma das promessas do clube.

Treinador: ROBSON MARINHO – Além de treinador do Cresspom, Marinho também é técnico dos juniores do Cruzeiro-DF. Ou seja, experiência no comando não falta. Treinador dos mais exigentes, Robson se destaca por ser bastante comunicativo com suas atletas, o que é um diferencial na hora das partidas.

Time Base: Jéssica; Sara, Vivi, Katú e Bruna; Pepê Lopes, Danúbia, Bruna Piri e Helena; Joice e Cirlene.

CEILÂNDIA ESPORTE CLUBE

Fundação: 23 de agosto de 1979.

Melhor Campanha no Candangão: vice-campeão (1997, 2015 e 2017).

Posição em 2017: 2º

Elenco Atual

Goleiras: Valéria e Letícia;

zagueiras: Dayana, Laiane, Juciara e Cris;

laterais: Amanda, Eliane, Juliane e Cássia;

volantes: Camila, Thaís, Maria, Nyelly, Érika e Lauana;

meias: Mariana, Isabela, Alessandra, Sabrina, Keylli e Bruna;

atacantes: Gaby, Talita e Cláudia.

Análise: O Ceilândia entra para o Candangão 2018 com a missão de erguer a taça de campeão pela primeira vez, já que seus melhores resultados foram três indigestos vice-campeonatos. Com um elenco completamente reformulado, as “Gatas Pretas” acreditam no trabalho de seu treinador Wilton Lázaro para alcançar seus objetivos na competição.

Destaque: ISABELA – A meia armadora do alvinegro candango é experiente com a amarelinha da seleção brasileira. Disputou Mundial e Sul-Americano da modalidade pela categoria sub-17. Além disso, Isabela é habilidosa e veloz. Importante peça para o Ceilândia na disputa deste campeonato.

Fique de olho: VALÉRIA –  A goleira do Ceilândia é prata da casa. O treinador reconhece que ela não é alta como as adversárias, mas sua qualidade técnica compensa. Wilton aponta sua saída de bola e impulsão como seus pontos fortes.

Promessa: LAUANA – A volante surgiu pelas quadras de futsal da cidade de São Sebastião. Ao ser testada no campo pela comissão técnica do Ceilândia, os resultados foram expressivamente positivos. Lauana possui boa marcação, saída de bola e grande precisão em seus passes. Sem dúvidas é uma enorme promessa do Gato Preto.

Treinador: WILTON LÁZARO – O técnico do Ceilândia começou treinando jovens garotas de sua igreja. Acabou conhecendo Sidney Rezende, atual diretor de futebol do Ceilândia e a parceria perdura até os dias de hoje. De lá para cá foram dois vice-campeonatos com o alvinegro, além de um quarto lugar em 2016. Hoje, Wilton tem como objetivo a conquista do título candango e a disputa da seletiva do Brasileirão A2 em 2019.

Time Base: Valéria; Amanda, Juciara, Dayana, Laiane e Eliane; Lauana, Érika, Alessandra e Isabela; Gabi.

Por Gabriel Felipe e Marcelo Gonçalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *