Brasilienses se destacam e são campeões nacionais na Europa

Foto: Divulgação/Instagram

O Distrito Federal segue sendo um grande celeiro de atletas, que acabam deixando a capital cedo e conquistam sucesso nacional e também internacional. Com as Ligas e Copas Nacionais da Europa chegando ao seu fim, alguns jogadores aqui nascidos vêm levantando taças sem seus respectivos times. Brasília teve quatro representantes nos Campeonatos da Bulgária, Chipre e Rússia.

O goleiro Vaná Alves, os zagueiros Robert Renan e Rodrigão, e o atacante Igor Thiago são os jogadores oriundos da capital federal que hoje fazem sucesso no Velho Continente. Todos eles passaram por grandes times no Brasil antes de partirem para as atuais equipes.

Outra curiosidade entre os campeões da temporada 22/23 é que cada um deles nasceu de alguma Região Administrativa diferente do DF, além de terem deixado a capital federal antes mesmo de completarem os 16 anos.

Confira como foi a conquista do título e a participação de cada jogador:

Vaná

Foto: Divulgação/Instagram

Na última semana, o goleiro Vaná Alves conseguiu fazer história com o Aris Limassol, do Chipre. O time, que tem 94 anos, nunca havia sido campeão, e nesta temporada, o feito inédito foi conquistado. Além de ter levantado a taça, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro da Liga Cipriota, e também conquistou o prêmio de melhor defesa da competição.

Cria do Instituto Zé Vasco, o jogador que hoje tem 32 anos saiu com apenas 15 de Planaltina, com destino ao Paraná, onde passou pelas bases Athletico, Iraty, Londrina e Operário. Chegou a voltar a Brasília para ajudar o pai, que havia sofrido um infarto, e jogou por Brasiliense, Dom Pedro e Cruzeiro. No ano seguinte, voltou ao Athletico, mas logo saiu para o rival Coritiba.

Sem muitas chances, foi emprestado ao Canoas-RS e também para a Chapecoense. Se transferiu para o Coritiba, onde fez 26 jogos e foi campeão paranaense. Depois, foi para o ABC, onde se tornou ídolo antes de ir para a Europa, onde está desde 2016. Chegou a Portugal para atuar no Feirense, onde foi um dos melhores da Liga e foi vendido para o Porto. Antes de ir para o Chipre, atuou também pelo Famalicão.

Thiago

Foto: Divulgação/Instagram

Igor Thiago, de apenas 21 anos, vive um grande momento na Bulgária. Em pouco mais de um ano no Lugodorets, ele já conquistou três títulos: a Liga, a Taça, que é a Copa do país, e também a Supertaça, que corresponde a Supercopa. Nesta quarta (24), ele conquistou a Taça da Bulgária e ainda pode conquistar o seu segundo título da Liga, já que seu time lidera competição. Ele soma 17 gols e sete assistências, na briga pela artilharia nacional.

Thiago nasceu no Gama, mas foi na Cidade Ocidental que começou a se destacar para o futebol, atuando pela equipe do treinador Sérgio Gonçalves desde a infância. De lá, foi contratado para jogar pelo Verê-PR e logo foi para o Cruzeiro. Estreou em 2020 no profissional da Raposa, e caiu nas graças da torcida, sendo vendido logo em 2022, quando se tornou a primeira negociação do clube como SAF.

Rodrigão

Foto: Divulgação/Instagram

Com 27 anos, Rodrigão foi para a sua primeira temporada jogando pelo Zenit e já estreou com título. Foi o pentacampeonato da equipe, que vem dominando o futebol russo nos últimos anos. O brasiliense fez dupla de zaga com outro atleta do DF, o jovem Robert Renan. A parceria rendeu bons frutos e, em 11 jogos dos 22 disputados, o time saiu sem sofrer gols. No aplicativo Sofascore, o jogador foi o 30º mais bem avaliado entre todos os jogadores da Liga Russa.

Rodrigão nasceu e cresceu em Taguatinga, mas em 2012 ele já foi para o sub-17 do Atlético Mineiro. Fez apenas três jogos no profissional e chegou a jogar por Caldense, Coimbra, Boa Esporte e Ferroviária. Em 2019, ele foi para o Gil Vicente, de Portugal, onde se destacou por duas temporadas e foi negociado com o Sochi, da Rússia. Apenas um ano na equipe russa foi suficiente para chamar atenção do gigante Zenit, onde ele se sagrou campeão também da Supertaça.

Robert Renan

Foto: Divulgação/Instagram

Atualmente disputando o Mundial Sub-20 pelo Brasil, Robert já chegou na Rússia sendo campeão. O valioso zagueiro que chama atenção dos gigantes europeus fez apenas nove jogos por causa de suas convocações.

Antes de sair da Ceilândia, onde nasceu, Robert jogou futsal no Arte Líder e futebol de campo no Santos-DF. Fez a base no Corinthians, em São Paulo, e se profissionalizou em 2022. Chegou a ser titular no fim da temporada, e logo foi negociado em transferência envolvendo o atacante Yuri Alberto. Com assédio de clubes das grandes Ligas da Europa, uma nova venda do promissor zagueiro não está descartada.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *