Desafiando os limites: atleta de canoa havaiana quer realizar feito histórico em Salvador

Foto: Andherson Reis

Você já pensou em praticar canoagem? E remar durante 90km em águas marítimas e desafiadoras, saindo e retornando para Salvador? Camila Gouveia, de 37 anos, mineira de Diamantina, está prestes a realizar esse feito. A atleta vem buscando angariar os valores financeiros necessários para custear o ultradesafio Yatch que consiste em encarar 90 km de remada em mar aberto, saindo do Yacht Clube da Bahia, dando a volta na Ilha de Itaparica e retornando em direção ao clube. 

Parece difícil, mas Camila está determinada e confiante para a realizar o ultradesafio, algo que se tornou até mesmo uma batalha pessoal. Há cerca de ano, a atleta brasiliense foi diagnosticada com Lipedema, uma doença progressiva que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas, provocando dor e que não tem cura. 

O tratamento consiste na prática diária de esportes e uma dieta anti-inflamatória restrita, com praticamente zero açúcares, álcool, glúten, leite e derivados. Camila ainda diz que é preciso uma suplementação manipulada para ajudar a equilibrar os parâmetros corporais e a regulagem do hormônio feminino em excesso. “O maior desafio disso tudo é gostar de comer e ter que me privar, evidente que é uma escolha, mas não quero deixar a doença progredir”, explica.

Porém, isso não faz com que a Camila desista de praticar aquilo que tanto ama. A atleta está com altas expectativas para realizar o ultradesafio, após se desafiar duas vezes este ano com uma volta inteira no lago Paranoá, de 92 km, e uma travessia de Salvador até Morro de São Paulo, de 63 km. 

“Muito empolgada, animada e treinando muito forte para mais essa jornada. Sei que terei muitas barreiras para transpor durante o percurso, mas estou mentalmente muito forte e decidida. O apoio que todos estão dando só fortalece mais ainda”.
Camila Gouveia, atleta de canoa havaiana.

Para isso, a atleta mineira se prepara diariamente para a ocasião. Camila diz que é preciso estar bem fisicamente e que é necessário uma carga de treinos muito intensa de canoa e musculação para fortalecer e evitar lesões. “Preciso também manter a imunidade em equilíbrio para que não fique doente e isso impacte no cronograma de treinos”, afirmou. 

Foto: Dani Oliveira

Entre a vida pessoal e profissional, Camila ainda reserva seu tempo para a prática do Taekwondo. Atualmente, ela é Mestre 4º Dan na prática esportiva, mas deu uma pausa na modalidade para focar no desafio de canoagem. Apesar disso, Camila pretende retomar a luta assim que concluir seu feito. “Eu amo os dois esportes, cada um tem um lugar especial no meu coração. O que me chama a atenção e que tem em comum é a sincronia que se pode trabalhar através das duas modalidades, bem como a disciplina”, concluiu.

Ultradesafio Yatch 

O Ultradesafio Yatch Canoagem é considerado uma das provas mais longas do Brasil e uma das maiores do mundo. O desafio consiste na remada em mar aberto, saindo do Yatch Clube, em Salvador, dar a volta na Ilha de Itaparica, depois retornar para o clube, tudo isso dando um total de 90 km. Haja preparo!

Para concluir o ultradesafio a atleta contará com um barco de apoio acompanhando, com um marinheiro, um fiscal e uma pessoa para apoio da suplementação. Segundo o site da organização, o uso de equipamentos de segurança é obrigatório. “Além da segurança, é preciso pensar na hidratação e alimentação suficientes para passar horas remando e não ficar sem energia”, disse Camila. 

Captação de recursos 

A fim de realizar seu feito, Camila está angariando fundos necessários para mais essa conquista. A campanha de apoio financeiro está sendo realizada através de uma vaquinha online e, segundo a atleta, muitas pessoas vem ajudando financeiramente. “Isso se torna mais um forte incentivo, pois me cobro para trazer um bom resultado a todos os apoiadores”, afirmou. 

Para ajudar Camila a realizar o ultradesafio Yatch, basta seguir as informações abaixo: 

Link da Vakinha – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/desafiando-limites-apoie-a-primeira-mulher-na-volta-a-ilha-de-itaparica  

Também é possível ajudar através do Pix: 4582741@vakinha.com.br

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *