Nos dias 20, 21 e 22 de abril ocorreu o Vídeo Game Show, no Taguatinga Shopping, em Taguatinga/DF. O evento, que reuniu o melhor da cultura geek, nerd e gamer de Brasília, contou com a presença de vários digitais influencers, como Youtubers e blogueiros. Um prato de cheio de atrações, novidades e atividades para os aficionados pelos videogames e afins. Além disso, o Vídeo Game Show contou com campeonatos de e-Sports (FIFA, Pro Evolution Soccer e League Of Legends) em seu cronograma.

Nas dependências do evento, muita interatividade para o público. Logo depois de passar pelos seguranças da entrada, o visitante enxerga à sua frente o estande demonstrativo para o novo God of War, de PlayStation 4. Com gráficos capazes de tirar o fôlego do mais experiente jogador, o game pôde ser experimentado pelos fãs presentes no evento que puderam sentir as diferenças e melhorias desse lançamento comparado com as versões anteriores. Passando por uma reconstrução no enredo, que agora se passa em um universo de deuses nórdicos, God of War teve uma significativa mudança em sua jogabilidade. As versões anteriores possuíam uma “câmera fixa” onde o jogador podia caminhar através apenas de um cenário limitado. Diferente do passado, o novo God of War possuí um mundo aberto para que o jogador possa explorar e descobrir os mistérios dessa nova é fantástica história da franquia.

Os visitantes puderam também praticar suas técnicas de dança no grande estande de Just Dance 2018. O game que teve sua primeira versão lançada em 2009, se tornou bastante popular entre os jovens, pois para ganhar pontos, o jogador precisa usar o seu próprio corpo para jogar e, como o nome da franquia sugere, ele deve fazer isso dançando.

O atual campeão brasileiro da modalidade, Tiago Silva, comandava a festa no estande. Tiago conta que começou “jogando” Just Dance apenas pelo YouTube: “Eu não tinha um console na minha casa, treinava apenas vendo os vídeos das músicas do game no YouTube e imitava os movimentos das coreografias do game. Quando me convidaram para disputar meu primeiro torneio, na VGS de 2016, fui vice campeão.” Relembra o campeão. Tiago ainda explica a importância da união das disputas de games com os esportes: “A gente que é campeão se sente na obrigação de falar sobre o jogo com todo mundo para poder expandir mais a visão das pessoas sobre o que é videogame e o que é esporte e o porquê que cada vez mais essas coisas vão se unindo”, ponderou.

O evento também reuniu os apaixonados por jogos antigos no estande Retro Games, onde os jogadores podiam se esbaldar em nostalgia ao jogar grandes clássicos do mundo dos games. Super Mario World, Megaman, Smash Bros., Sonic the Hedgehog e Ninja Gaiden foram só alguns dos grandes clássicos que o visitante podia jogar. No estande era possível ver vários pais que, aproveitavam que os filhos estavam à procura dos jogos mais novos, para poderem relembrar os tempos de criança.

Além do público poder se divertir testando os jogos, os campeonatos movimentaram o Video Game Show. Foto: divulgação

Próximos ao palco da VGS, estavam os estandes de FIFA e Pro Evolution Soccer, onde aconteceram os campeonatos dessas importantes modalidades do e-Sports. No estande do PES, o Manchester United de Rogério Keizo encarou a Juventus de Kemylson Keylon Rodrigues, o vice campeão brasileiro de 2016.  Depois de um duríssimo empate em 1 a 1 no tempo normal, onde os dois jogadores perderam grandes chances de matar a partida, o troféu teve de ser decidido nas cobranças de pênaltis. Tanto Rogério quanto Keylon converteram suas primeiras cobranças, mas erraram todas as outras 4, nas quais brilharam os goleiros. Nas alternadas, Rogério brilhou e converteu mais uma logo após de defender o pênalti de Keylon. Vitória suada e título conquistado na raça, Rogério conta que o sentimento de ser campeão da modalidade é muito bom: “É muito bom derrotar um dos mais fortes competidores do Distrito Federal que é o Keylon, que foi vice campeão brasileiro em 2016. É uma sensação única.” Descreve Rogério. Além disso, o jogador fala sobre a importância do evento: “A VGS é muito importante para a divulgação do e-Sports, pois é um evento que atinge todo tipo de pessoa, de qualquer idade.” concluiu.

No FIFA, um duelo entre madrilenhos. O Real Madrid de Matheus Felipe e Cristiano Ronaldo, bateu pelo escore de 5 a 4, o Real Madrid de Breno Silva e Bale. Um jogo muito bem disputado, em que Matheus fez o gol da vitória nos acréscimos da partida e vibrou muito com o tento marcado. Para o campeão, a vitória foi muito importante: “Me sinto muito feliz de ter conquistado esse título. Primeira vez que venho na VGS, conhecia de outros anos mas não havia participado. E foi um prazer enfrentar um adversário tão forte quanto o Breno. A felicidade de ser campeão é enorme.” Descreve Matheus. O campeão explica que o evento é importante para o crescimento do videogame como competição esportiva no Brasil: “O evento é muito bom e eu acho que deveria até acontecer mais vezes ao ano, porque o cenário de games no Brasil ainda é fraco se comparado com o exterior.” Ponderou.

As filas tomaram de conta do evento, mostrando o grande sucesso desta edição do VGS. Foto: divulgação

Para coroar o evento com chave de ouro, uma emocionante disputa de League of Legends entre as equipes AlphaWolves e Amigos a Bessa. As equipes, que já se enfrentaram várias outras vezes em outros certames, travaram um grande duelo diante do público. A equipe vermelha, o Amigos a Bessa, começaram na frente e chegaram a abrir 3 kills a 0. Mas os azuis da Alpha Wolves alternaram a estratégia, viraram o jogo e comandaram a vitória até destruírem o Nexus adversário. No final, a Alpha Wolves venceu por 31 kills a 14. A partida arrancou vários gritos da torcida presente, que se esbaldou com uma disputa limpa e emocionante até o final.

A VGS trouxe ao público brasiliense uma gama muito grande de jogos e disputas em e-Sports, além de grandes lançamentos do mundo dos games e o melhor da cultura nerd, geek e de animes japoneses no geral. Action Figures, Cosplayers, e muita diversão para crianças e adultos. Além disso, o evento expôs a necessidade da profissionalização das modalidades esportivas de games praticados na capital, onde podemos ver vários competidores candangos se sobressaindo aos demais. Quem esteve presente na VGS, presenciou o melhor que o mundo dos games pode oferecer.

Por Gabriel Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *