A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) divulgou, na tarde desta segunda-feira (18), a convocação de uma reunião extraordinária para definir os rumos do Campeonato Candango Feminino de 2018. Na pauta, dirigentes e representantes da entidade tentarão chegar a um acordo a respeito de um conflito de datas, que pode parar o certame por até um mês.
O motivo é que o Minas Icesp não poderá entrar em campo pelo menos nos dois próximos domingos, graças à disputa das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série A2. O time candango joga neste domingo (24), no estádio Abadião, diante do 3B de Amazonas, e no dia 1º de julho, na Arena da Amazônia, em Manaus. O vencedor deste confronto classifica-se para a final da competição nacional, além de se garantir na elite em 2019.
E caso tenha sucesso na empreitada, O Minas Icesp ainda faria mais duas partidas pelo título brasileiro de acesso deste ano, contra o vencedor de Internacional-RS x Vitória-BA, na outra semifinal. Neste caso, o Candangão ficaria paralisado por um mês.
Vários fatores ajudaram a complicar o embróglio: No Conselho Arbitral que definiu as datas do campeonato local deste ano, Gama e Ceilândia foram a favor da mudança da data da competição, justamente para não conflitar com os jogos do Brasileiro. Porém, foram votos vencidos pela maioria apoiada por Cresspom, Minas Icesp e Santa Maria. O segundo fator é que há pressão por parte do Ceilândia que as partidas sejam realizadas no mesmo dia, já que a rodada define os confrontos das semifinais. Outro item que ajudou a complicar foi a greve dos rodoviários, que obrigou a federação a adiar toda a rodada dos campeonatos Feminino e Juniores em uma semana.
A federação decidiu alterar a data da partida entre Minas Icesp x Gama para a próxima terça-feira (26), às 15h30, mantendo a data e horário de Ceilândia x Santa Maria para o domingo (24), às 10 horas. O Minas não se opõe à data escolhida. Porém, o Gama discorda da data por ser um dia útil, em que várias atletas não poderiam comparecer. A grande maioria trabalha ou estuda neste horário.
A reunião está marcada para ser realizada nesta quarta-feira (20), às 15 horas, na sede da FFDF.
Por Marcelo Gonçalo