Atual vice-campeão candango de Juniores, o Cruzeiro-DF deu o pontapé inicial na temporada de 2018 onde disputará o Campeonato de Juniores e a Segunda Divisão. Neste ano, o Carcará não poderá contar com o trabalho realizado pelo técnico Pedrinho Granato, que chegou a comandar o time na Copinha no início deste ano, mas decidiu “dar um tempo” na carreira.
Quem assume o time é o técnico Marinho, que foi auxiliar técnico de Pedrinho na temporada passada. Experiente no meio do futebol, Marinho será auxiliado por Risada (Coordenador Técnico), Nilsinho (Peparador de Goleiros) e André Soares (Preparador Físico). Antônio Lopes Caputo, sócio da empresa ALK é um dos patrocinadores do time e apoiador do projeto.
O grupo já completou um mês de trabalho e conta atualmente com 25 atletas (16 já registrados no BID) nascidos entre os anos de 1999 e 2000. Apenas três atletas da temporada passada permaneceram: o goleiro Henrique, o zagueiro Rodrigo e o lateral direito Michel. Os treinos estão sendo realizados no esburacado campo do Estádio do Cruzeiro, três vezes por semana no período da manhã. A partir da semana que vem, o período semanal de treinos será acrescido em mais um dia.
Em entrevista à DF Sports, Marinho aposta no trabalho de captação de atletas para surpreender os favoritos e assim brigar pela vaga na Copa São Paulo novamente. E formar também uma equipe base para a disputa da divisão de acesso: “Nossa proposta esse ano é de construir uma equipe. Tivemos que refazer alguns setores da equipe. A ideia é dar oportunidade para alguns jogadores e também fazer a manutenção dos que já estavam aqui. O objetivo não mudou, é buscar uma vaga na Copa São Paulo em 2019. E paralelamente a este trabalho, também aproveitar a grande maioria para a Segunda Divisão que começa em agosto, termos uma base dos Juniores que possa ser utilizada nos Profissionais” disse.
Marinho fez uma comparação com o elenco da temporada passada ressaltando algumas diferenças com o plantel atual. Mas acredita que o clube fará um bom papel no candanguinho: “Nós, no nosso planejamento ainda estamos na parte seletiva. Depois vamos evoluir para o conjunto tático, preparação físico-tática-técnica mais acentuada. Eu creio que a intensidade não será a mesma da equipe anterior, mas os jogadores que estão aqui estão mostrando muito potencial a ser desenvolvido. E com o ritmo de competição, eles têm demonstrado muita qualidade durante os treinamentos. Respeitando os adversários, têm muitas equipes qualificadas, mas acredito realmente que o Cruzeiro possa fazer grandes exibições”.
O Cruzeiro estreia no Campeonato Candango de Juniores dia 19 de maio contra o Real FC. A partida está marcada para ocorrer no CT do Real FC, localizado no Park Way ainda sem horário definido.
Por Marcelo Gonçalo