Renovação de goleiro inicia planejamento do Gama para a equipe profissional em 2025
O início de temporada do Gama não saiu como planejado por sua Diretoria. Após uma boa pré-temporada, um elenco qualificado, a vinda de um técnico que havia conquistado um acesso à Série C, o Periquito fez uma campanha regular no Candangão até a última rodada da primeira fase, quando empatou com o já eliminado Real Brasília, caiu para a terceira posição na classificação final e perdeu o direito de decidir em sua casa o jogo de volta das semifinais. No final, o Gama decepcionou a sua grande torcida ao ser eliminado pelo Ceilândia, e o sonho de voltar a disputar competições nacionais ficou pelo caminho.
Apesar de ainda restarem (teoricamente) sete meses até a reapresentação do elenco profissional visando o Candangão 2025, o Gama deu o primeiro passo no planejamento para a próxima temporada. Na tarde desta quarta-feira (24), o BID publicou a renovação de contrato do goleiro Renan Rinaldi, de 31 anos. O jogador foi titular durante a maioria dos jogos do alviverde no Candangão com boas atuações, e após o estadual foi emprestado para o Aymorés-MG, equipe que disputará o módulo II do Campeonato Mineiro.
Segundo o Diretor de Futebol do Gama – Zuza Falcão, a renovação de contrato do goleiro Renan Rinaldi foi o primeiro passo para a montagem do elenco da próxima temporada. Segundo ele, o jogador ainda tem chance de ser objeto de uma negociação futura: “Renovamos com o Renan justamente porque já tínhamos garantido um encaminhamento para o restante do ano. Hoje não temos o orçamento para segurar os atletas sem ter certeza de que os salários serão pagos por outro clube até o retorno da nossa atividade. E o caso do Renan, acreditamos que pode ainda ter chance de alguma negociação futura, então optamos por renovar agora para nos proteger” explicou.
Sem citar nomes, Zuza Falcão enfatizou que houveram conversas com outros jogadores do atual elenco para renovação, mas ainda não foram formalizadas. Segundo sua expectativa, mais três ou quatro jogadores devem confirmar a permanência no Periquito em 2025: “Alguns outros já ‘conversamos’ mas preferimos não botar nada no papel, por entendermos que o risco de serem negociados esse ano é baixo. Mas não são muitos”.
Por fim, o Diretor de Futebol do maior vencedor estadual ressaltou que o trabalho continua, mesmo com o fim das atividades profissionais. Na companhia do Supervisor de Futebol Luiz Felipe, Zuza está de olho no mercado de atletas para observar atletas que defenderão o Gama na próxima temporada. E também planeja antecipar a pré-temporada: “Eu e o Luiz Felipe já estamos todo dia conversando, pretendemos nos apresentar mais cedo até esse ano. Estamos trabalhando muito, ainda sofremos com os ‘legados’ das gestões passadas, mas tenho certeza que vamos voltar ao nosso lugar, e sempre respeitando a todos”.
Até o momento, 12 jogadores já acertaram a sua rescisão com o Gama rumo à outras equipes. Entre eles, os zagueiros Wellington Silva (Água Santa-SP) e Pedro Romano (Paysandu-PA), o volante William Kaefer (Monte Roraima-RR), o meia Dieguinho (ABECAT Ouvidorense-GO) e os atacantes Nunes (Monte Roraima-RR), Gui Mendes (Brasiliense) e Ramon (North Esporte-MG).
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
É lamentável que ao final do campeonato estadual, as equipes que não chegaram a final, fiquem paradas até se iniciar a próxima temporada. a FMF deveria criar um torneio com essas equipes e outras de Goiás e Minas na mesma situação, bem como promover amistosos e assim ajudar aos times a manterem seus elencos.
A CBF tem que criar mas 2 divisões , pra que essas equipes tenham atividades o ano inteiro . Daria também trabalho pra muita gente que trabalha na área .
Problema e de onde tirar a folha salarial para pagar eles. Se o Gama pudesse pagar como tá tis outros não des fazia do elenco atual sem patrocínio não há clube que segurar jogador ..poderia ser feito e a federação usar sub 20 . Aí sim fazer competição mais profisslismo .com equipes do DF. Do GO MG
O segredo é planejamento. Vide o Capital. O problema é que essa diretorias anteriores deixou a questão financeira do Gama no chão. Se renovar, emprestar e outros clubes pagarem o salário, é uma boa estratégia para alguns dos jogadores do elenco deste ano. O goleiro é um dos que vale a pena, mas tem alguns que podem ir embora definitivamente, como o caso do Dieguinho, pois não disse a que veio. Jogador fraco.
Conheço bem o Candangão já sou profissional da Área.na minha humilde opinião falta planejamento.gestao pessoal.engajamento e principalmente. Respeito em relação as cidades satélites. Digo em relação a dirigentes.oportunistas como falei infelizmente ainda existe e sempre irá existir o coronelismo.em meio ao futebol.digo pessoas que fazem mal. A cidade e clubes e agremiações. Vide.sobradindo esporte clube enfim etcc.etcc. os caras não largam o osso e não deixam ninguém pegar o osso tá tudo errado.
Os dois goleiros são bons,os dois zagueiros que foram embora e não voltam mais são bons e Gui Mendes, o resto pode dispensar.
Obs: Diretoria veja a segunda de São Paulo e traga os melhores dessa divisão,Io Sampaio Correia do Maranhão faz isso.
Brasília a capital do Brasil… vejo a obrigação de Brasília ter um time de futebol de nível nacional exemplo ao meu ver esse clube deveria ser o brasiliense em segundo o Gama DF muito fraco o futebol no distrito Federal uma pena Brasília merecia um clube na elite do futebol brasileiro… Geraldo marinho Gomes… João Pinheiro MG……
Brasília capital do Brasil… ao meu ver Brasília tinha obrigação de ter um clube de futebol de nível nacional. E esse clube deveria ser o brasiliense ou em segundo lugar o Gama. É uma pena não existir esse clube nessa linda capital.. chamada Brasília..